Instituto Lula

Menu

Lula recebe título de Doutor Honoris Causa da UFBA

20/09/2011 12:55

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o seu sexto título de Doutor Honoris Causa. A honraria foi concedida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) na manhã desta terça-feira (20), em Salvador.

Veja as outras instituições que titularam Lula como Doutor Honoris Causa.

Baixe o discurso de Lula na íntegra.

[mudslide:picasa,0,116451107798979983687,5654468002903236017,530,center]

 

O Conselho Universitário da UFBA, atendendo a proposta da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, havia decidido pela outorga do título em 30 de outubro de 2002, três dias após Lula ter vencido as eleições para seu primeiro mandato, mas o ex-presidente optou por receber a homenagem após sair do governo.

Em seu discurso, Lula lembrou das personalidades que foram laureadas com o mesmo título na UFBA. "Ficarei na ótima companhia dos meus amigos Oscar Niemeyer e Gilberto Gil, do ex-presidente Juscelino Kubitschek, de Dorival Caymmi, do teatrólogo Dias Gomes, do cientista Albert Sabin e do casal de escritores Zélia Gattai e Jorge Amado", disse.

O ex-presidente também citou as principais realizações de seu governo na área da Educação. "Orgulho-me de termos criado 14 novas universidades federais e 126 extensões universitárias, nas mais diversas regiões do país, democratizando o acesso ao ensino superior. Simplesmente dobramos o número de vagas nas universidades públicas.Além disso, garantimos, com o Prouni, que 912 mil jovens de baixa renda, alunos das escolas públicas da periferia, pudessem cursar o ensino superior."

Durante a entrega do diploma, estudantes protestaram pedindo 10% do PIB para a educação. Lula viu a mesma reivindicação durante a festa de 5 anos da UFABC. Na ocasião, disse que respeita o movimento, e que essa porcentagem é nova. "Até ontem, a faixa [pedindo mais investimento] era de 7%, e o ministro Fernando Haddad mandou para o Congresso Nacional um plano de educação que prevê exatamente 7%".

Sétimo título
No próximo dia 27, Lula receberá o sétimo doutoramento honoris causa, desta vez da universidade francesa Sciences Po. O ex-presidente será a 16ª personalidade – e a primeira latino-americana – que receberá essa láurea desde a fundação da instituição, em 1871.