Faça parte. Contribua. Aprenda.

Contribua e aprenda com grandes intelectuais.
Doe R$ 200 ou mais e ganhe um curso. — Curso do mês: Filosofia e feminismo, com Marcia Tiburi.

Instituto Lula

Menu

Lula recebe três títulos de Doutor Honoris Causa em Pernambuco

22/07/2011 13:10

Três universidades pernambucanas outorgaram títulos de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (22). As deferências foram feitas pela Universidade de Pernambuco (UPE), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Durante a cerimônia, que ocorreu no teatro Santa Isabel, no Recife, Lula se revelou emocionado. “Vocês não podem imaginar o que ele significa para um pernambucano retirante como eu, que não teve as oportunidades escolares que todo jovem deveria ter, mas que sempre acreditou no potencial libertador da educação”, disse.

Clique e baixe o trecho lido durante o discurso de Lula (em RTF).

Assista a um trecho da fala de Lula na cerimônia:

[iframe width="600" height="480" src="http://www.youtube.com/embed/UYlAkfrDUog" frameborder="0" allowfullscreen]

Veja mais fotos da cerimônia no Facebook da Ascom/UFPE e no Flickr do governador Eduardo Campos.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de diploma universitário, mas que tenham se destacado em determinada área por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

Com os três títulos recebidos nesta sexta-feira, Lula completa cinco Honoris Causa. O primeiro foi outorgado em janeiro pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Em março, mais um diploma foi concedido pela Universidade de Coimbra, em Portugal.

Reconhecimento
No documento que justifica a concessão do título, a UFPE destaca: “Com sua travessia política persistente e com o olhar voltado para o coletivo, Lula protagoniza uma ação instituinte na construção de alternativas para o nosso País, na reformulação de projetos, na comunicação dos saberes, dialogando com as experiências da vida, ressignificando a própria história nacional.”

Em nota divulgada pela UFRPE, o reitor Valmar Corrêa de Andrade diz que o título outorgado reconhece “o valor deste mérito ao cidadão pernambucano que, com  hombridade e competência soube reconstruir com honradez um novo Brasil.”

Na UPE, a decisão de homenagear Lula foi aprovada por unanimidade no Conselho de Gestão Acadêmico e Administrativo do campus da instituição em Garanhuns.

A mesa da titulação composta pelo governador Eduardo Campos; pelo ex-ministro da Ciência e Tecnologia e professor Emérito da UFPE, Sergio Rezende; pelo reitor eleito para a próxima gestão da UFPE, Anísio Brasileiro; pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchôa; pelos senadores Humberto Costa e Armando Monteiro Neto; pelo vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto; pelo prefeito do Recife, João da Costa; e pelos reitores Amaro Lins (UFPE), Valmar Corrêa (UFRPE), Carlos Calado (UPE) e padre Pedro Rubens (Universidade Católica de Pernambuco – Unicap).

 

Veja fotos tiradas por tuiteiros presentes no evento:

vinilabanca: Outorgado Dr Honoris Causa Lula do Brasil! http://t.co/y9zUu2L felipe_salgado: Lula recebe o capelo e as vestes talares. UPE, UFPE e UFRPE concedem o título de Dr. Honoris Causa ao ex-presidente. http://t.co/LYIZPZA recifeweb: Neste momento, Lula faz discurso histórico no Teatro de Santa Isabelhttp://yfrog.com/ker2trhj ARenepont: Ex-presidente Lula foi agraciado com título Doutor Honoris Causa em solenidade no Teatro de Santa Isabel. http://twitpic.com/5u0vdn