Doe Agora!

Lula: Reduziram uma pena que não deveria nem existir

Em recado dado pelo advogado Emídio de Souza, Lula avisa que não esperava nada de positivo deste que foi mais um capítulo de um julgamento totalmente político


Lula: Reduziram uma pena que não deveria nem existir

Emídio de Souza, advogado de Lula. Imagem: Reprodução Facebook

O julgamento da quinta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que reduziu a pena do ex-presidente Lula no caso do triplex não diminui a injustiça à qual ele está submetido. A opinião é do próprio presidente, que foi visitado em sua cela em Curitiba nesta terça-feira (23) e enviou um recado por seu advogado Emídio de Souza. Nenhuma pena reduzida é justa para um homem que não cometeu crime algum. 

"Até aqui não tive direito a um julgamento justo", disse Lula ao advogado e deputado estadual por São Paulo.

O presidente Lula não esperava nada de positivo deste julgamento. Lula considera o julgamento totalmente como mais um capítulo da farsa que foi encenada desde a investigação e seguiu na acusação, na primeira e na segunda instâncias. 

"Não foi uma coincidência os juízes jogarem todos do mesmo jeito. Eles já tinham uma combinação, como já tiveram no TRF-4 (segunda instância)", disse Emídio em frente à sede da Polícia Federal na capital paranaense. "O julgamento de hoje é mais um capítulo de um julgamento totalmente político, é assim que o presidente enxerga. Um julgamento onde não vale prova, as provas de defesa são totalmente desconsideradas e a palavra do delator vale mais do que qualquer coisa.

Lula segue aguardando por um julgamento que respeite as leis, a Constituição e os fatos. Ao final de sua fala, Emídio ainda alertou que essa redução não representa um avanço em relação à liberdade do Lula. Como parte de um processo de julgamentos combinados e cartas marcadas, essa decisão não terá efeito algum caso o TRF-4 se apresse, como fez no ano passado, para condenar Lula em mais um processo sem crime, o do sítio de Atibaia.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ