Instituto Lula

Menu

Por trabalho pela democracia e igualdade, Lula recebe Medalha Cidade de Lima

05/06/2013 18:09

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na tarde desta quarta-ira (5) a Medalha Cidade de Lima. A prefeita da capital peruana, Susana Villarán, condecorou Lula em uma cerimônia na sede da Prefeitura.

A prefeita justificou a distinção pelo trabalho de Lula no combate às desigualdades e a favor da educação e do emprego. "Fazemos votos para que continue por muito tempo com seu trabalho pela democracia, e pelo combate à pobreza e à desigualdade social. "Que este seja um símbolo da amizade e do carinho que temos a uma pessoa tão querida a nós", completou a prefeita.

Susana Villarán também lembrou de um ideal de Lula com o qual ela disse "concordar totalmente": o de que não é preciso crescer primeiro para depois dividir as riquezas, como tentaram fazer com que brasileiros e peruanos acreditassem por tantos anos.

Em sua fala de agradecimento, Lula lembrou da visita que fez há 30 anos ao Peru e na qual conheceu Susana Villarán e também o político e fundador do Partido Socialista Peruano, Javier Diez Canseco, falecido recentemente.

Lula também falou dos preconceitos que governos progressistas e de esquerda enfrentam. Susana Villarán enfrentou neste ano uma "revocatória" que foi um plebiscito para decidir se ela continuaria ou não em seu mandato. "Não se preocupe com o passasdo. Dedique este sorriso lindo e essa energia maravilhosa a cuidar do povo da cidade de Lima e tenho ceteza que no final você será vitoriosa". E completou: "Não estava previsto nos livros de sociologia política que um metalúrgico governasse um país tão grande como o Brasil ou que uma mulher de esquerda governasse Lima".