Doe Agora!

Não há lastro para nova acusação contra Instituto Lula


Nesta sexta-feira (23), o juiz federal que substituiu Sergio Moro na 13ª vara criminal de Curitiba, aceitou nova denúncia apresentada pelo Ministério Público contra o ex-presidente Lula. Neste novo processo, Lula é acusado de usar valores arrecadados em doações para o Instituto Lula, o que jamais aconteceu.

A própria Receita Federal passou três anos investigando todas as doações e gastos feitos pelo Instituto Lula. Não há respaldo mínimo para lastrear as acusações feitas pelo MPF.

Os advogados de Lula apontaram falhas na denúncia e consideraram descabida a aceitação deste novo processo.  "A decisão proferida hoje pela “Lava Jato de Curitiba” é mais um ato de perseguição contra o ex-presidente Lula porque aceitou processar mais uma ação penal descabida, que tenta transformar doações lícitas e contabilizadas para o Instituto Lula – que não se confunde com a pessoa do ex-presidente".

Leia abaixo a nota da assessoria de imprensa do Instituto Lula:

As doações ao Instituto Lula – não somente as três citadas na denúncia, mas rigorosamente todas as doações – foram legais, feitas via transferências bancárias documentadas e contabilizadas, com os devidos impostos declarados e recolhidos. Cada centavo arrecadado foi gasto e contabilizado exclusivamente nas atividades do Instituto, como prevê seu objeto social e estatuto.

Esta instituição jamais serviu para ilícitos, ela é responsável pelo acervo e legado do governo que tirou o Brasil do mapa da fome e foi palco da elaboração de algumas das políticas públicas mais exitosas na história do país.

Assessoria de imprensa do Instituto Lula

RECOMENDADAS PARA VOCÊ