Instituto Lula

Menu

O diálogo pela integração latino-americana deve partir também do legislativo

19/05/2013 18:38

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na sexta-feira (17) no senado Argentino, onde recebeu oito títulos de Doutor Honoris Causa de universidades argentinas. Antes da cerimônia, o ex-presidente se reuniu com senadores e alguns deputados e conversou sobre a integração latino-americana. Lula ressaltou a importância de que o congresso argentino tenha diálogo constante com os parlamentares brasileiros.

O ex-presidente afirmou que muitas conversas já acontecem entre o executivo, mas que o espaço do legislativo também é crucial para a consolidação da integração latino-americana. Ele falou da importância da rápida tramitação dos projetos bilaterais e que para isso é preciso fortalecer a confiança entre os países.

Lula lembrou que já há indicações para que as transações entre os países sejam feitas nas moedas locais, mas que o dólar ainda é a moeda majoritariamente utilizada. O papel crucial das instituições democráticas também foi ressaltado por ele.

O vice-presidente da Argentina e presidente do Senado, Amado Budu, ressaltou o interesse do congresso argentino em continuar o processo de integração e consolidar o que já foi feito. "Não podemos deixar cair o ritmo da integração latino-americana", afirmou ele. Também esteve presente o senador Daniel Filmus, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Culto do Senado Argentino.