Doe Agora!

O que significa defender o discurso nazista em 2022?

Clara Ant relembra a história de sua família e alerta para o perigo do nazismo


O que significa defender o discurso nazista em 2022?

Conselheira do Instituto Lula, Clara Ant relembra a história de sua família e alerta para o perigo do nazismo 

Clara Ant é uma arquiteta brasileira, filha de um casal de judeus poloneses que fugiu do nazismo passando por vários países até chegar ao Brasil. Clara foi fundadora e uma das primeiras dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Eleita deputada estadual em 1986, foi líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Constituinte do Estado de São Paulo. Ela foi assessora especial da Presidência da República durante os dois mandatos de Lula e diretora do Instituto Lula por dois triênios, de 2011 a 2017.

A vida e a trajetória de Clara existem apesar do nazismo. Mas a vida e a trajetória dos descendentes de pelo menos 40 membros da família dela nunca acontecerão. Foram homens, mulheres e até crianças que perderam suas vidas para o nazismo, simplesmente por serem judeus. Calcula-se que esse foi o destino de nada menos do que seis milhões de pessoas.

No vídeo abaixo, Clara Ant dá um depoimento para não esquecermos do que foi o nazismo e por que não há lugar para esse discurso nos dias de hoje, como nunca deveria ter havido na história da humanidade.


Nossos respeitos às famílias das vítimas desse genocídio hoje e sempre.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ