Doe Agora!

ONU reconheceu Lula "campeão mundial contra a fome"


ONU reconheceu Lula "campeão mundial contra a fome"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é condecorado pela ONU com o título de Campeão Mundial na Luta Contra a Fome, no Palácio Itamaraty (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu um mal que assombrou milhões de brasileiros durante séculos: a fome. Seu trabalho, continuado pela presidenta Dilma Rousseff, tirou o Brasil do Mapa da Fome  da Organização das Nações Unidas em 2014. Infelizmente, hoje a situação já regrediu mais de 15 anos e o Brasil já tem 112 milhões de pessoas sofrendo algum tipo de insegurança alimentar,  segundo a rede Pessan. 

O papel de Lula contra a fome é reconhecido em todos os cantos do mundo. Ainda durante seu governo, no ano de 2010, Lula foi condecorado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o título de “Campeão Mundial na Luta Contra a Fome”.  “Lula, você deu o que há de mais importante ao povo: esperança. O Brasil alcançou todos os objetivos do milênio”, disse a então diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), Josette Sheeram, na cerimônia de premiação. Em seu discurso, ela citou programas do governo Lula, como o Fome Zero, e destacou que a luta contra a fome pode gerar crescimento econômico. E essa foi justamente uma das marcas do governo Lula: distribuição de renda com crescimento econômico, outra conquista que hoje o Brasil vê desmoronar.

O reconhecimento da ONU foi apenas um entre vários recebidos pelo ex-presidente em reconhecimento a sua luta contra a fome. Em outubro de 2011, já depois do fim de seu segundo mandato, Lula recebeu nos Estados Unidos o "World Food Prize",  o prêmio mundial da alimentação. O World Food Prize foi criado pelo cientista e prêmio Nobel da Paz de 1970 Norman E. Borlaug, um dos principais responsáveis pela “revolução verde” que aumentou a produção de alimentos no planeta. Ele premia pessoas que deram contribuições significativas para melhorar a qualidade, quantidade ou acesso aos alimentos no mundo. A World Food Prize Foundation explicou que "Lula foi escolhido por antecipar as Metas do Milênio da Organização das Nações Unidas ao garantir que 93 por cento das crianças e 82 por cento dos adultos façam três refeições por dia".

As conquistas do ex-presidente no combate à fome foram reconhecidas em diversos de seus 36 títulos de doutor honoris causa, em prêmios internacionais como o Africare e na sua indicação para o Prêmio Nobel da Paz, em 2019. Para além de condecorações, essa luta também rendeu a eleição de um brasileiro para o cargo de diretor-geral da FAO,  com José Graziano e a criação de um Centro de Excelência Contra a Fome da ONU aqui no Brasil. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ