Instituto Lula

Doe agora
Menu

“Perguntem aos seus pais o que era esse país antes de 2002”, diz Lula aos jovens no Pará

30/06/2014 23:10

Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (30) da convenção do PMDB paraense em Ananindeua, no Pará, que ratificou a candidatura de Helder Barbalho (PMDB) ao governo do estado e Paulo Rocha (PT) ao Senador.

Em seu discurso, Lula se lembrou da sua primeira visita ao Pará, quando o PT foi fundado, e também um discurso marcante em Belém na campanha de 1989, quando tinha apenas 2,75% nas pesquisas eleitorais. “Não tem eleição ganha antes da hora, ou tão difícil que a gente não possa ganhar.”

Baixe as fotos em alta resolução no Picasa do Instituto Lula.

O ex-presidente falou dos xingamentos sofridos pela presidenta Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo. “O preconceito contra Dilma é pior que o preconceito contra mim”. Para Lula as agressões vieram das mesmas pessoas que não acreditavam que o país fosse capaz de organizar o evento. “E estamos fazendo a melhor Copa do Mundo, a mais alegre, e mostrando que o povo brasileiro é o que melhor recebe os turistas”.

Lula encerrou sua fala defendendo que não há caminho melhor para mudar o país que a política. “Pergunte aos seus pais o que era esse país antes de 2003. Esse país aprendeu a andar de cabeça erguida”. Ele disse ainda que os jovens, especialmente os mais pobres, não podem desistir ou desanimar diante de dificuldades. “Não há nada que pode mudar o rumo de um país fora da política”.