Doe Agora!

Só no app: Pochmann estreia programação exclusiva

Série de palestras virtuais ‘Para onde caminha a humanidade?' será realizada no app iLula. Os próximos convidados serão a filósofa e professora da USP, Marilena Chaui, e o professor Titular do Instituto de Economia da UNICAMP, Ricardo Carneiro


Só no app: Pochmann estreia programação exclusiva

Divulgação

Por equipe iLula 

Série de palestras virtuais serão realizada no aplicativo iLula. Os próximos convidados serão a filósofa e professora da USP, Marilena Chaui, e o professor Titular do Instituto de Economia da UNICAMP, Ricardo Carneiro

A primeira palestra virtual do ciclo “Para onde Caminha a Humanidade?” acontece no dia 29 de abril, às 20h. O evento compõe a semana de lançamento do APP iLula, O primeiro convidado será o presidente do Instituto Lula, o economista Marcio Pochmann. 

Professor da Unicamp desde 1989, Pochmann foi apontado em 2022 pelo Índice Científico Alper-Doger (AD-2022) como um dos quatro principais economistas do país e 11º na América Latina. O índice avaliou quase 820 mil acadêmicos de 15 mil universidades em 216 países nas mais diversas áreas. Ao comentar a indicação, o presidente do Instituto Lula reforçou que este é um reconhecimento da persistência e de seu trabalho na contramão do dominante pensamento neoliberal, pelo desenvolvimento do país. 

“Ao longo das últimas três décadas, a dominância do pensamento neoliberal se constituiu numa das principais barreiras à reação soberana do Brasil e de grande parte do mundo à imposição da desindustrialização, desemprego, desigualdade e fome, enfim, do subdesenvolvimento aprofundado. O Índice Científico AD reconhece o compromisso acadêmico, a persistência profissional e a dedicação com a educação dos que lutam. Esses jamais perdem”, completou.

Marcio Pochmann já publicou mais de 60 livros e ganhou o Prêmio Jabuti três vezes: em 2002, 2007 e 2008. Em agosto de 2020 foi eleito presidente do Instituto Lula para um mandato de três anos. Antes disso foi presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) entre 2007 e 2012. No mesmo ano assumiu a presidência da Fundação Perseu Abramo, onde permaneceu até abril de 2020. Na política, Pochmann foi secretário de Desenvolvimento, Trabalho e solidariedade durante a prefeitura de Marta Suplicy, em São Paulo. Foi também duas vezes candidato à prefeitura de Campinas e uma vez candidato a deputado federal.

Por onde caminha a humanidade

O ciclo de palestras “Para onde caminha a humanidade?” faz parte de uma série de ações do Instituto Lula para promover o debate de ideias neste contexto de grande turbulência global, mas que também é uma oportunidade para conhecer experiências inovadoras e ações que possam enfrentar a desigualdade, combater os retrocessos e avançar em soluções coletivas.

Os encontros virtuais inéditos de duas horas, com um(a) convidado(a) único(a) por edição, com participação do público através de perguntas, tem por objetivo criar um ambiente de entendimento do histórico da desigualdade e os impactos na existência humana, mas também uma compreensão do presente e como podemos mudar o futuro da humanidade.

Os próximos convidados são a filósofa e professora da Universidade de São Paulo Marilena Chaui e o professor Titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas Ricardo Carneiro.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ