Doe Agora!

Presidente da Costa Rica e Lula conversam sobre políticas públicas e Copa do Mundo

O presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, encontrou-se na tarde dessa sexta-feira (18), com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,no Instituto Lula.


Presidente da Costa Rica e Lula conversam sobre políticas públicas e Copa do Mundo

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, encontrou-se na tarde dessa sexta-feira (18), com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,no Instituto Lula. Solís veio conversar com o ex-presidente sobre como utilizar a experiência brasileira, e a experiência particular de Lula, em três àreas que considera muito importante no seu governo: políticas contra a fome, energia e transparência e combate à corrupção. A ideia do presidente costarriquenho é aprofundar o intercâmbio de experiências em políticas públicas tanto com o governo brasileiro quanto com o Instituto Lula. O presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, e o diretor do Instituto Lula para a América Latina, Luiz Dulci, também participaram da reunião.
O ex-presidente citou a importância de um conjunto de políticas públicas que, juntas, promoveram a maior mobilidade social da história do Brasil: ampliação do acesso ao crédito para empreendedores, empresas e consumidores, o programa Bolsa Família, a valorização do salário mínimo, o Programa de Aquisição de Alimentos, para a merenda escolar, o Minha Casa, Minha Vida, entre outros.
Lula aproveitou a visita para parabenizar o presidente pela campanha dos "ticos" na Copa do Mundo, que para ele foi "a maior surpresa da Copa". E foi convidado para visitar novamente a Costa Rica, para falar sobre política com os jovens do país.
Solís veio ao Brasil para a reunião entre um quarteto de países da Celac (Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe), e a China, ocorrida em Brasília. A Costa Rica é o país que ocupa atualmente a presidência da Celac. O presidente considerou a reuniões internacionais destas semana em Brasília e Fortaleza um "marco histórico" nas relações internacionais da América Latina.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ