Faça parte. Contribua. Aprenda.

Contribua e aprenda com grandes intelectuais.
Doe R$ 200 ou mais e ganhe um curso. — Curso do mês: Filosofia e feminismo, com Marcia Tiburi.

Instituto Lula

Menu

Presidente da UNE representa Lula na entrega do Prêmio Darcy Ribeiro

13/03/2013 12:06

O ex-presidente Lula viajou na manhã desta quarta-feira (13) para a África e não pôde comparecer à entrega do Prêmio Darcy Ribeiro ontem, em Brasília. O presidente da UNE, Daniel Iliescu, representou Lula na cerimônia, que aconteceu no salão nobre da Câmara dos Deputados.

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, sob a presidência do deputado federal Newton Lima (PT-SP), elegeu em 2012, de uma lista de 19 pessoas e entidades indicadas por deputados membros da Comissão de Educação e senadores, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Movimento Todos pela Educação e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para receber o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2012.

A entrega aconteceu nessa terça-feira (12) no Salão Nobre da Câmara dos Deputados em solenidade presidida pelo deputado André Vargas (PT-PR), 1º vice-presidente da Casa, e contou com a participação dos deputados Newton Lima e Gabriel Chalita (PMDB-SP), atual presidente da Comissão de Educação. O Movimento Todos Pela Educação foi representado por sua diretora-executiva, Priscila Cruz; o Senai, por seu diretor-geral, Rafael Lucchesi. O ex-presidente Lula foi representado por Daniel Iliescu, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

“Tanto o Movimento Todos pela Educação como o Senai merecem todo o respeito da sociedade brasileira pelo trabalho que realizam, principalmente porque são instituições que resolveram contribuir com as políticas governamentais e melhorar a qualidade da Educação no Brasil”, salientou o deputado Newton Lima.

Newton Lima fez questão de enfatizar, entre o conjunto de medidas que o presidente Lula tomou durante seus dois períodos de governo, os esforços empreendidos para ampliar os investimentos. “Ao assumir a presidência da República, o presidente Lula encontrou o país aplicando metade do que os países ricos do mundo aplicavam em Educação. A sexta potência do mundo aplicava 3,5% do PIB [Produto Interno Bruto]”, destacou.

“Em oito anos de governo, o presidente Lula fez um esforço extraordinário, além de demonstrar vontade política, e atingimos a marca de 5,1% do PIB nos investimentos na área”, lembrou o parlamentar. O deputado destacou ainda que graças aos esforços do presidente Lula, o país está prestes a lançar as bases para atingir a meta de 10% do PIB na Educação até 2020. “A presidenta Dilma Roussef também já demonstrou vontade política e agora cabe ao Congresso decidir sobre a destinação dos 100% dos royalties do petróleo para a Educação”, ressaltou.

Prêmio
Desde 1998, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação é concedido anualmente a três pessoas ou entidades com trabalhos ou ações de destaque na defesa e na promoção da educação brasileira.

O ex-presidente Lula foi uma indicação da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ); o Movimento Todos Pela Educação, do deputado Raul Henry (PMDB-PE); e o Senai, do deputado Alex Canziani (PTB-PR). A escolha dos nomes que receberam o prêmio ocorreu em setembro do ano passado, em reunião da antiga Comissão de Educação e Cultura, hoje desmembrada para a criação de dois novos colegiados – um para a Educação e outro para a Cultura.

Darcy Ribeiro - Antropólogo, romancista e político mineiro, foi um dos principais intelectuais brasileiros e o fundador da Universidade de Brasília. Faleceu em 17 de fevereiro de 1997. No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação à distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de 1º grau.