Doe Agora!

Renda das favelas cresceu 54,7% nos últimos 10 anos

Livro "Um país chamado Favela" traz números impressionantes sobre população de mais de 12 milhões de pessoas que vivem em favelas no Brasil


Renda das favelas cresceu 54,7% nos últimos 10 anos

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O pesquisador Renato Meirelles e o fundador da Cufa (Central Única das Favelas), Celso Athayde, apresentaram, na tarde desta quarta-feira (6), ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os resultados de pesquisa sobre favelas brasileiras realizada para o livro "Um país chamado Favela". A pesquisa mostra dados atualizados sobre a vida nessas áreas em todo o Brasil e revela que a renda desses moradores cresceu 54,7% nos últimos 10 anos, acima da média nacional que foi de 37,9%.

A publicação, que será lançada amanhã em São Paulo, traz dados reveladores sobre a vida das 12 milhões de pessoas que vivem em favelas no Brasil. "Se fosse um estado, seria o 5º maior do país", brinca Meirelles. O comparativo de classes de renda entre 2003 e 2013 mostra que, enquanto o tamanho da classe baixa diminuiu significativamente, de 65% para 32%, o percentual de brasileiros na classe média cresceu de 33% para 65%.

Os autores da obra comentaram que a realidade nas favelas mudou muito nos últimos anos em função da melhora de renda e escolaridade, mas que ainda é preciso melhorar a qualidade de muitos serviços públicos, trazer mais empresas e estimular a abertura de novos negócios nestas áreas urbanas. Meirelles e Athayde presentearam Lula com um exemplar do livro.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ