Doe Agora!

Quatro décadas com Lula: Clara Ant lança livro nesta quarta


Quatro décadas com Lula: Clara Ant lança livro nesta quarta

Divulgação

Clara Ant, conselheira do IL, lança nesta quarta-feira o livro Quatro Décadas com Lula: a trajetória de lutas da classe trabalhadora e o poder de andar junto

Arquiteta de formação, professora, ativista sindical, deputada da Constituinte Paulista, assessora especial da Presidência, diretora do Instituto Lula por nove anos. Clara Ant é uma mulher que viveu intensamente uma existência toda dedicada à luta dos trabalhadores e pela democracia no Brasil. Essa opção de vida parece ter vindo do berço. Filha de judeus poloneses refugiados na Bolívia, desde muito cedo Clara conheceu as dores do totalitarismo, das injustiças. Combater esse mal que assola o mundo foi sempre sua missão.

Essa rica história é contada agora no livro Quatro Décadas com Lula: O poder de andar junto(Autêntica Editora), lançado nesta quarta-feira (17), às 17h, na livraria Martins Fontes, em São Paulo (Avenida Paulista, 509).

E Clara andou junto com muita gente. Atualmente conselheira do Instituto Lula, a arquiteta participou ativamente dos principais acontecimentos da história recente do Brasil. Assessora do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República, até chegar lá caminhou ao lado dele desde a década de 1970. Foram estradas poeirentas, galpões de fábrica, ruas de todo Brasil e até do mundo, greves de trabalhadores, no apoio aos movimentos sociais. Uma trajetória gigante, do tamanho do objetivo que está sempre a ser alcançado: justiça social.

Ler o livro de Clara é mergulhar numa história que todos os brasileiros deveriam conhecer. E se orgulhar. Nas pouco mais de 400 páginas de seu livro tem muito das principais manchetes que ocuparam páginas e telas da imprensa comercial. Mas tem principalmente a história que não é contada, das pessoas que trabalham, produzem, sonham e lutam. Outros livros já contaram parte dessa história, mas são poucos os que têm uma personagem tão enfronhada em tantos acontecimentos importantes. E mais que isso, uma protagonista mulher num mundo essencialmente masculino.

Clara Ant enfrentou de tudo, militou no movimento estudantil, no sindical. Participou da criação da CUT, dos institutos Cidadania e Lula. Foi deputada estadual, esteve administração municipal de São Paulo, nas caravanas de Lula pelo Brasil. E deixou sua marca nessa história que é construída e reconstruída diariamente, agora contada em livro.   

RECOMENDADAS PARA VOCÊ