Doe Agora!

Aviva Chomsky discute a história da imigração nos EUA


Aviva Chomsky discute a história da imigração nos EUA

Em Seminário oferecido pelo Instituto Lula em parceria com o Instituto Diáspora Brasil, a pesquisadora, professora de história e coordenadora de estudos latino-americanos na Salem State University, Aviva Chomsky, apresentou uma aula sobre as raízes da imigração nos Estados Unidos. 

No centro do debate estão os migrantes da América Central que fogem da miséria e violência em busca de refúgio nos Estados Unidos. Aviva Chomsky busca responder às perguntas: "Como a imigração se tornou ilegal?" e "Como chegamos aqui?". Demonstrando as histórias entrelaçadas de séculos de expansão dos EUA e lutas indígenas e centro-americanas contra a desigualdade e a opressão, Chomsky destaca o ciclo de políticas de desenvolvimento colonial e neocolonial que promovem culturas de violência e esquecimento sem qualquer responsabilidade ou reparações restaurativas.

Chomsky também examina o impacto da perda da memória histórica. Somente apagando a história podemos afirmar que os países centro-americanos criaram sua própria pobreza e violência, enquanto o enriquecimento e o lucro dos Estados Unidos com suas bananas, café, mineração, roupas e exportação de armas são simplesmente questões não relacionadas à exploração dessas terras. 

Assista aqui a aula completa:

RECOMENDADAS PARA VOCÊ