Doe Agora!

Hoje, 19h: combate à fome e mudanças climáticas em pauta

Vanessa Negrini, especialista em políticas de comunicação e cultura, apresentará seu estudo sobre soluções alimentares para combate à fome diante das mudanças climáticas


Hoje, 19h: combate à fome e mudanças climáticas em pauta

Divulgação

Vanessa Negrini, especialista em políticas de comunicação e cultura, apresentará seu estudo sobre soluções alimentares para combate à fome diante das mudanças climáticas

Combater a fome e salvar o planeta. Esse assunto crucial estará no centro do debate promovido pelo Instituto Lula na próxima sexta-feira (12), a partir das 19h. Doutora em políticas de comunicação e cultura, a pesquisadora Vanessa Negrini apresentará seu estudo sobre soluções alimentares para combate à fome diante das mudanças climáticas. Os comentários ficarão por conta do doutor em Geografia Humana Allan Rodrigo de Campos Silva.


Esse segundo ciclo de seminários aborda o tema Desigualdades: Identidades e Cuidados. No primeiro debate dessa série, o pesquisador Annibal Coelho de Amorim falou sobre as lutas das pessoas com deficiência . “É fundamental que as políticas públicas sejam efetivadas mas a partir das vozes e do protagonismo da luta dessas pessoas”, disse ele.

A nova face da economia dos cuidados foi pauta do webinário do dia 9. Doutoranda em Ciências Sociais, Ezequiela Zanco Scapini falou sobre a invisibilidade do trabalho de quem cuida  e da desvalorização desse serviço que gera renda e riqueza. “O valor monetário global do trabalho de cuidados não remunerado prestado por mulheres a partir dos 15 anos de idade é de 10,8 trilhões de dólares por ano.”

No dia 17, o assunto será a teoria da privacidade LGBTQIA+ . Movimentos identitários na era digital: estratégias no combate à pobreza no Brasil será o webinário de 19 de agosto.

A primeira série de webinários abordou o tema Soberania e Segurança na Era Digital. Acompanhe. 

Outros webinários

Nos dias 22, 24, 26, 29, 31 de agosto e 2 de setembro, entra em pauta o tema Desafios da Ordem Global. Para encerrar o ciclo de debates, nos dias 5, 13 e 15 de setembro, o tema será Inclusão e Combate às Desigualdades. 

Com transmissão pelo canal do Instituto Lula, os webinários têm início sempre às 19h.  

Contribuição à sociedade

Fruto do Ciclo de Estudos e Pesquisas do Instituto Lula que trata das novas e velhas desigualdades na era digital, 18 webináriosapresentam e debatem estudos aprovados em chamadas públicas realizadas pelo IL no final de 2021. O edital PesquisAção ofereceu quatro bolsas de R$ 6 mil cada para a realização de pesquisas. Um segundo edital ofereceu 15 bolsas de R$ 3 mil para a produção de artigos. Os contemplados agora dividem seu conhecimento com o público também por meio dessa série de seminários em nosso canal do Youtube. Além dos webinários, serão publicados três livros com uma coletânea desses artigos e pesquisas.

“Depois de alguns meses de trabalho e discussões internas, esse é um momento oportuno para os autores receberem comentários, críticas e sugestões de convidados externos sobre seus trabalhos”, afirma o professor Luís Vitagliano, coordenador do núcleo de articulação e integração do projeto Velhas e Novas Desigualdades da Era Digital , do Instituto Lula.

“São estudos e pesquisas diretamente relacionados aos propósitos de atuação do Instituto Lula. O objetivo é contribuir para o esclarecimento e a solução de problemas relacionados ao desenvolvimento e soberania nacional, a redução das desigualdades e ao avanço social, político, econômico e ambiental do Brasil na era digital”, destaca Jorge Abrahão de Castro, doutor em Economia, integrante do Grupo de Acompanhamento de Temas Estratégicos (Gate) e curador dos debates.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ