Doe Agora!

Conheça o projeto "Desigualdades na Era Digital"


Conheça o projeto "Desigualdades na Era Digital"

O Instituto Lula inicia 2022 com o desafio de mergulhar a fundo no debate sobre a desigualdade em nossa sociedade e, em especial, no agravamento deste cenário após a dinâmica recente de revolução digital. Para isso, reunimos uma equipe de pesquisadores e especialistas em diversas áreas com o desafio de entender os novos mecanismos de produção e reprodução de desigualdades. Para além disso, queremos construir estratégias políticas para alcançar maior igualdade no mundo digital.

Para encarar esse desafio, o Instituo Lula dividiu o projeto "Novas e velhas desigualdades na era digital no Brasil da terceira década do século 21" em quatro eixos de estudo:

Eixo 1 - Núcleo de mapeamento da fronteira digital -  Os trabalhos nesse eixo do projeto serão estruturados por meio de seis subgrupos de pesquisadores e linhas temáticas, dedicados a estudar os impactos das tecnologias digitais sobre as novas e velhas desigualdades no Brasil: 

a)Políticas de Cuidados
b) Financeirização da Educação
c) Vida nas cidades
d) Cultura na era digital
e) Pequenos agricultores e plataformas digitais
f) Nova cartografia digital

Cada grupo conta com um/a coordenador/a responsável e uma equipe de pesquisa.

Coordenação: prof. Marcelo Manzano

Esse grupo já vem produzindo boletins regulares para o Instituto Lula, dois livretos especiais e também um programa de entrevistas e debates no Youtube, o Gate-Papo. Até o final do projeto, mais dois seminários e seis publicações serão organizados.

Eixo 2 – Levantamento e sistematização de dados. Este eixo tem a finalidade de coletar dados e desenvolver indicadores que contribuam com o debate sobre as novas e velhas desigualdades sobre 4 áreas impactadas com as tecnologias digitais: Construção de índices de digitalização; digitalização na mobilidade urbana; digitalização na área da saúde; e cooperativas de plataforma.

Coordenação: Sérgio Bianchini

Este grupo irá entregar relatórios estruturados e pesquisas com grupos de interesse, além de um informe bimestral sobre indicadores de desigualdade.

Eixo 3 – Núcleo formativo

Esta equipe trabalha em parceria com movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizadas e tem como objetivo a disseminação de conhecimento sobre os temas da desigualdade, da sociedade de serviços no Brasil e os impactos da era digital sobre o mundo do trabalho, com foco para o universo feminino.

Coordenação: profa. Dulce Cazzuni. 

O produto final será a realização do Curso: UMOJAR – Mulheres em Formação, que tem como tema orientador "a economia do cuidado".

Como objetivo geral, o núcleo almeja promover a capacitação de mulheres para a construção de uma rede de incidência política no campo dos Direitos Civis (em especial, o trabalho) Direitos Sociais e Direitos Humanos em diálogo com os desafios impostos pela Era Digital e pelo Tempo de Cuidar. 

Eixo 4 – Núcleo de articulação e integração

Coordenação: prof. Luis Vitagliano

No ano passado o Instituto Lula realizou dez ciclos de debates, sendo sete nacionais e três internacionais, envolvendo cerca de 1.800 participantes de diferentes nacionalidades e origens. Neste ano, para debater especificamente as novas desigualdades, o Eixo Articulação propõe um processo de formação de lideranças por meio do relacionamento com novos influenciadores. O projeto seleciona 120 ativistas digitais, com respeito a cotas e temáticas ligadas às novas identidades e desigualdades, considerando no processo seletivo utilização de critérios socioeconômicos, étnico-raciais, gênero, etário e geográfico.

Finalmente nessa construção foi criada a Cátedra Internacional Presidente Lula. Em 2022 serão realizadas 6 aulas sobre o tema: “Novas Desigualdades no Capitalismo de Vigilância”.

Nesse sentido, são quatro atividades chave para esse eixo e necessárias à consolidação de um sistema de informações para estudo das novas desigualdades:

a) Ciclos de Debates Formativos e Cursos de Verão IL
b) Desenvolvimento do projeto Líderes de Redes
c) Grupos de estudos temáticos de fronteira
d) Cátedra Instituto Lula

Fiquem atentos a mais novidades neste site e nas redes sociais do Instituto Lula.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ