Doe Agora!

Lideranças para a Era Digital: 42 bolsas contempladas

Treinamento oferecido pelo Instituto Lula teve duração de 3 meses e contou com a participação de personalidades como a chef Bela Gil e a liderança indígena Txai Suruí


Lideranças para a Era Digital: 42 bolsas contempladas

Treinamento oferecido pelo Instituto Lula teve duração de 3 meses e contou com a participação de personalidades como a chef Bela Gil e a liderança indígena Txai Suruí

No último sábado (26), chegou ao fim o curso de formação para lideranças na era digital, oferecido gratuitamente pelo Instituto Lula. As aulas aconteceram de dezembro de 2021 a março deste ano. A etapa de encerramento foi formada por 12 bancas, e em cada uma delas 5 alunos foram avaliados por convidados especialistas. Também compuseram a banca os professores-tutores, que acompanharam e orientaram os pesquisadores no desenvolvimento de seus projetos, além de uma mediadora. Os 42 alunos contemplados com a bolsa receberão a quantia de R$5.000,00 como um apoio inicial para a realização de seus projetos. 

O programa estimulou os participantes a realizarem trabalhos que fortalecessem sua liderança comunitária, capacitando-os para interferir de forma concreta em suas comunidades. Foi valorizado o engajamento em temas de interesse social, ligados ao exercício da cidadania, à defesa da democracia e dos Direitos Humanos, articulados com a comunicação digital. 

O curso foi dividido em três módulos. O primeiro tratou da história do país, de questões sociais e de temas ligados à classe, raça e gênero. Além dos professores Isabel dos Anjos, Gustavo Menon e Luis Vitagliano, o curso recebeu o presidente do Instituto Lula, Márcio Pochmann, o ex-chanceler Celso Amorim, o professor Ronaldo Pagotto, a professora Nilma Lino e a cientista da computação Nina Da Hora. 

A segunda etapa da formação, apresentada em 4 semanas, contou com a participação dos professores Sérgio Amadeu, Roseli Fígaro e Issaaf Karhawi, que discutiram o papel do capitalismo no mundo digital e o posicionamento da liderança digital em relação à comunicação e à ética. Na segunda semana deste módulo, Jô Hallack, Ricardo Stuckert, Vitor Teixeira e Emily Firmino apresentaram teorias e técnicas para a produção de conteúdo digital. As professoras Candy Ferraz , Brunna Rosa e Juliana Mastrascusa conversaram sobre marketing de influência, as diferenças entre as redes sociais, campanhas de engajamento e técnicas para interpretação das métricas nas redes. 

A última semana do módulo 2 foi dividida em três dias de aulas, cada aula contou com a presença de três a quatro convidados. No primeiro encontro, com os professores Cláudia Nonato, Rafael Grohmann e Bruno Ferreira, foi discutida a comunicação nas periferias e educomunicação. O segundo dia teve a participação das ativistas Preta Ferreira e Preta Rara, que debateram raça, gênero, moradia e cultura, além de Leandro Santos (Mussumalive), que conversou sobre a criação de conteúdos variados para as redes sociais, e Laura Sabino, discutindo agricultura familiar. O último dia do módulo 2 contou com a presença da chef Bela Gil e de Giovanna Nader falando sobre meio ambiente, e com a líder indígena Txai Suruí, que discutiu Direitos Humanos e a situação dos povos originários. 

A terceira e última etapa da formação contou com três aulas, cada uma com três professores convidados. Na primeira, as professoras Martha Romano, Esther Solano e Celso Oliveira  falaram sobre como identificar seu público-alvo, apresentaram lideranças digitais e políticas e discutiram como construir um projeto relevante. Na segunda aula, Leonardo Attuch, Janaina Visibeli e Nathália Caetano debateram formas de financiamento para a mídia digital alternativa e como buscar editais e estruturar projetos. Por fim, a última aula do curso contou com a presença dos pesquisadores Ana Flávia Marx e Jamir Kinoshita e da advogada e liderança feminista Tamires Sampaio. Foram apresentados conceitos e técnicas de planejamento estratégico e organização para atividades nas redes sociais e os desafios de ser uma liderança digital em 2022.

Ao final desta jornada inspiradora, o Instituto Lula tem a satisfação de anunciar a lista de projetos contemplados. Tivemos 42 pesquisadores premiados e 14 menções honrosas. 

Confira abaixo:





RECOMENDADAS PARA VOCÊ