Doe Agora!

Com Lula e Dilma, a vacinação alcançou 95% das crianças

No período de 2003 a 2016, novas vacinas foram incorporadas pelo SUS ao calendário oficial de imunização. Nesta segunda (27), o governo lançou o Movimento Nacional pela Vacinação


Com Lula e Dilma, a vacinação alcançou 95% das crianças

Presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin durante a cerimônia de lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, em Brasília (DF), nesta segunda-feira (27). Foto: Ricardo Stuckert

Nesta segunda-feira (27), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, lançam o Movimento Nacional pela Vacinação. A iniciativa prevê ações para ampliar as coberturas de todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta primeira etapa, a imunização contra a Covid-19 terá reforço para os grupos prioritários em todo o país. 

Conforme divisão anunciada pelo Ministério da Saúde, a imunização será feita da seguinte forma: na fase 1, pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas; na fase 2, pessoas com idade entre 60 e 69 anos; na fase 3, gestantes e puérperas; e na fase 4, profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde reforça que as vacinas monovalentes contra a Covid-19 seguem disponíveis em unidades básicas de Saúde (UBS) para a população em geral e são classificadas como “altamente eficazes contra a doença”, garantindo grau elevado de imunidade e evitando casos leves, graves e óbitos pela doença.

Uma das marcas deixadas pelos governos Lula e Dilma foi a ampla cobertura vacinal atingida no país. 

Vacinação alcançou 95% das crianças brasileiras 

Plano Nacional de Imunização tornou-se exemplo para o mundo. |

Plano Nacional de Imunização tornou-se exemplo para o mundo. | Foto: Ricardo Stuckert

Proteger a saúde da criança exige mais do que atendimento médico. Para reforçar a prevenção de dezenas de doenças que podem ser fatais, no período de 2003 a 2016, novas vacinas foram incorporadas pelo SUS ao calendário oficial de imunização em praticamente todos os anos.

As novidades começaram a ser introduzidas já em 2003. Em 2012, a vacina injetável de poliomielite passou a complementar as tradicionais campanhas da “gotinha”. Em 2013, as crianças passaram a ser protegidas também contra a varicela e, no ano seguinte, contra a hepatite A. Tão importante quanto a oferta de vacinas é o alcance da cobertura, que chegou a 95% das crianças em 35 mil postos de saúde.

Desde 2016, no entanto, há queda das coberturas vacinais, que voltaram ao patamar dos anos 1980. Grupos antivacina, que nunca vingaram no Brasil, tentam conseguir espaço nas mídias e nas redes sociais na esteira do bolsonarismo. Com a pandemia da Covid-19, a desqualificação da vacina por meio de fake news tornou-se uma prática do governo.

Agora em seu terceiro mandato, o presidente retoma a política de valorização da ciência e em apenas dois meses de governo lança o Movimento Nacional pela Vacinação. Durante a cerimônia de lançamento, Lula recebeu a dose da vacina bivalente contra a Covid-19. O imunizante foi aplicado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Assista ao lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação

RECOMENDADAS PARA VOCÊ