Veja como o Brasil saltou de um patamar de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento de 0,88% do PIB, no ano 2000, para 1,24% em 2013
Fotografia: Ricardo Stuckert
12/07/2023 15:07
Nesta quinta-feira (12), o presidente Lula participou de uma cerimônia em homenagem ao dia da Ciência e do Pesquisador.
Assista ao Ato em homenagem ao dia da Ciência e do Pesquisador, que aconteceu nesta quinta-feira (12) em Brasília.
Tão forte quanto o empenho em combater a fome também foi o compromisso dos governos Lula e Dilma de investir na educação e na ciência e alçar o Brasil a um novo patamar de conhecimento. Na visão dos governos de Lula e Dilma, somente por meio da educação que o Brasil seria realmente um país desenvolvido.
Uma das primeiras medidas que Lula tomou quando foi eleito foi reativar o Conselho de Ciência e Tecnologia (CTT), cujas reuniões passou a presidir pessoalmente ao menos uma vez por ano durante os dois mandatos. Dali saíram estratégias e debates importantes que pautaram os governos do PT, quando os investimentos em ciência, tecnologia e inovação buscaram preparar o setor produtivo para competir no contexto da economia do conhecimento.
A ampliação do acesso à universidade em todas as regiões do país, com programas como o ProUni e o Fies, e do orçamento de ensino e pesquisa são marca registrada dos 13 anos de governos petistas. No Brasil, em 2006, foram publicados 33.498 artigos científicos nos periódicos indexados, número que saltou para 61.122 em 2015. Nessa trajetória, o país alcançou o 13º lugar em produção científica, em nível mundial.
Veja o gráfico comparativo de investimento em Ciência e Tecnologia nos governos Lula e Dilma e nos governos que os sucederam
Em quatro anos, de 2007 a 2010, o PAC da Ciência foi integralmente executado, com recursos de R$ 41 bilhões de reais, que correspondem em moeda de hoje a mais de R$ 70 bilhões de reais. E foi assim que o país saltou de um patamar de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento de 0,88% do PIB, no ano 2000, para 1,24% em 2013, sendo o melhor resultado conquistado em 37 anos de existência do Ministério da Ciência e Tecnologia.