Instituto Lula

Doe agora
Menu

“Este é o título mais marcante e importante da minha vida”, exaltou Lula ao receber honoris causa da UFABC

04/12/2013 17:22

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (4) o primeiro título de doutor honoris causa concedido pela Universidade Federal do ABC, “em reconhecimento à sua atuação decisiva na criação da UFABC, bem como à sua incansável dedicação às causas do povo brasileiro”, ao lado da presidenta Dilma Rousseff, do ministro da Educação Aloizio Mercadante e de sua esposa Dona Marisa Letícia.

Lula afirmou que sem diminuir nenhuma outra homenagem já recebida por ele, “este é o título mais marcante e importante da minha vida, porque aqui é minha casa”.

Para baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.

A importância dada à educação nos últimos dez anos, foi exaltada por Lula. “Em matéria de educação, tudo é prioritário: da creche ao doutorado; da alfabetização ao ensino técnico; da merenda escolar ao laboratório científico”. Lula disse ainda que agora todo jovem brasileiro tem a oportunidade de se formar, algo antes visto como impossível.

O ex-presidente falou sobre o movimento para a criação da UFABC que começou em 1980 com o movimento estudantil e ganhou força em 88 com a eleição de prefeitos petistas em São Bernardo, Santo André, e Diadema, mas só foi sancionada em 2005 em seu primeiro mandato e hoje tem mais de 10 mil alunos. “Uma das maiores alegrias que tive, como presidente, foi ter sancionado a Lei 1.145/05, que instituiu a nossa Universidade”. Lula afirmou ainda que a história da federal do ABC, “é um exemplo de luta política vitoriosa, porque mobilizou a sociedade em torno de uma causa justa, vencendo todos os obstáculos”.

O padrinho da homenagem, prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho se emocionou ao homenagear Lula por ter sido somente em seu governo a criação a universidade, que segundo ele já reflete bons resultados em toda região do ABC. O reitor da UFABC, professor Helio Waldman lembrou que o ex-presidente “não aceitou nenhum título de honoris causa nos seus dois mandatos de presidente, esperou ser um cidadão comum para aceitar. E esse é o primeiro que concedemos, um momento muito esperado por nós. Conceder a alguém que liderou e lidera as mudanças sociais que estão mudando nosso país”.

Homenagem dos estudantes
Os estudantes da UFABC, Guilherme Afonso Gomes Santos, aluno de Ciências e Humanidades e Gabriel Camargo, presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFABC, filhos de sindicalistas do ABC, prestaram uma homenagem ao ex-presidente Lula durante a cerimônia.

Guilherme emocionou Lula ao relembrar a luta dos trabalhadores do ABC e ao agradecer o ex-presidente por “não ter se esquecido da classe trabalhadora durante seus dois mandatos, como presidente da República".  “Essa solenidade não é um favor, nem um comício, mas sim o reconhecimento aos serviços prestados à nossa região, ao Brasil e ao povo brasileiro, e principalmente pelo empenho na criação de nossa universidade. Parabéns Lula”.

Já Gabriel exaltou a possibilidade “dos filhos da classe operária terem direito à universidade”. O estudante que é filho de um metalúrgico e neto de um gari afirmou que com orgulho irá levar o primeiro diploma universitário para sua família e agradeceu Lula. “Sou só um caso aqui dos vários filhos da classe trabalhadora que veem a UFABC como um presente. A nossa vida foi transformada. Obrigado Lula por toda sensibilidade e empenho por todos nós alunos da Federal do ABC”, Gabriel.

Lula afirmou que a fala dos dois estudantes “valeram a viagem da presidenta Dilma a São Bernardo do Campo”.

Ouça a íntegra da fala do ex-presidente: