Doe Agora!

Crime de Lula foi dar dignidade à nossa gente, diz formando

"Se hoje sou um professor graduado é graças às oportunidades que tu ofereceste a mim e a milhares de jovens de baixa renda Brasil afora", escreveu o historiador


Crime de Lula foi dar dignidade à nossa gente, diz formando

Gustavo Rodrigues, de Capão do Leão (RS), se formou em História pela Universidade Federal de Pelotas. A música que ele escolheu para tocar na formatura? Confere no vídeo!

O agora historiador também escreveu uma carta a Lula. Leia na íntegra:

Querido companheiro Lula,

os dias não estão sendo fáceis. Acompanho com tristeza e assombramento o que fazem contigo e tremo de indignação a cada novo golpe que disferem contra ti e contra o nosso povo.

Sei que és forte e que luta e resistência são sinônimos para “Silva”, neste país de sobreviventes. Mas ainda assim quero te pedir que sigas firme, que sigas de cabeça erguida, pois o povo brasileiro humilde e trabalhador está do teu lado. O teu crime foi dar dignidade à nossa gente e quem hoje te julga está a serviço daqueles que jamais suportarão isso.

Lula, hoje me dirijo a ti para agradecer. Há dois anos me tornei o primeiro membro da minha família a obter o diploma universitário. Se hoje sou um professor graduado é graças às oportunidades que tu ofereceste a mim e a milhares de jovens de baixa renda Brasil afora. Sou fruto da geração ENEM, fruto de uma Universidade pública que a cada dia ganhava mais qualidade por conta de todos investimentos que tu fizeste na educação.

Colocaste o nosso país no centro de todas discussões mundiais. Passamos de objeto à sujeitos da política global. Fizeste muito! Mas a perversidade dos poderosos evidencia apenas o outro tanto que ainda temos para fazer. Por este motivo, apesar de triste e preocupado contigo e com o futuro do nosso país, procuro me manter sereno para lutar pelo nosso projeto, pois me ensinaste que a esperança sempre há de vencer o medo. Me ensinaste a acreditar no Brasil!

Por isso, não só aqui, mas em todas as oportunidades, quero manifestar minha gratidão a ti, Presidente.

Por isso, optei por marcar o momento mais importante da minha vida acadêmica, com essa homenagem e esse agradecimento a ti. Tu fostes o operário que chegou lá! E é lá que eu quero te ver de novo.

Tenho muito orgulho de ti!

Conta comigo sempre.

Gustavo Domingues Rodrigues*

Capão do Leão/RS

* Formado em licenciatura em História pela Universidade Federal de Pelotas 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ