Doe Agora!

Assista ao Gate Papo sobre desglobalização

O programa do Instituto Lula entrevistou o professor Eduardo Costa Pinto (IE/UFRJ)


Assista ao Gate Papo sobre desglobalização

O programa Gate Papo do Instituto Lula entrevistou o professor Eduardo Costa Pinto (IE/UFRJ) para debater o tema desglobalização em uma live no canal do Instituto Lula, na quarta-feira (25).

Participaram da entrevista: Nilce Aravecchia-Botas, arquiteta, urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; Adhemar Mineiro, economista, doutorando do PPGCTIA/UFRRJ, assessor da REBRIP e membro da Coordenação da ABED-RJ, e do Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais/GR-RI; Maria José Haro Sly, doutoranda em Sociologia na Johns Hopkins University, mestre em Ciência Política na Universidade de Renmin (China) e mestre em RIs na UFSC; Emílio Chernavsky, economista, doutor em Economia / USP, assessor do PT na Câmara Federal.

Assista no player abaixo:



Desglobalização

A desglobalização é um processo em que o crescimento das exportações é reduzido e normalmente compensado com um aumento no consumo interno.

O Gate Papo se propõe a analisar: como a pandemia e a guerra da Ucrânia revelaram enorme fragilidade das cadeias globais de valor; como está acontecendo a regionalização; as relações do Brasil com os países latino-americanos; como o uso do dólar como moeda de guerra deve abrir espaço para a emergência de outras moedas regionais inaugurando uma nova ordem financeira internacional.

Sobre Eduardo Costa Pinto

Vice-diretor do Instituto de Economia (IE) da UFRJ; professor de Economia Política e Economia Brasileira; ex-diretor adjunto de graduação do IE/UFRJ; ex-técnico de Pesquisa e Planejamento do IPEA; Doutor em Economia pela UFRJ (2010); Mestre em Economia pela UFBA (2005); Graduado em Administração pela UFBA (2002).

Sobre o Gate Papo

O Gate Papo é um programa mensal de entrevistas do Grupo de Acompanhamento de Temas Estratégicos do Instituto Lula. Os convidados tratam de temas que contribuem para o avanço social, político e econômico do Brasil sob a perspectiva popular e democrática.

Veja todos os vídeos do Gate Papo neste link.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ