Doe Agora!

Gilson Menezes: líder metalúrgico e fundador do PT


Gilson Menezes: líder metalúrgico e fundador do PT

Foto: João Carlos Brasil/CPDoc JB/Memorial da Democracia (Reprodução)

Fundador do Partido dos Trabalhadores e líder da histórica greve da Scania, que desencadeou um movimento grevista em todo o país no ano de 1978, Gilson Menezes faleceu neste sábado (22). Segundo informações, Gilson estava em Santa Catarina há quatro meses na busca de um transplante de rim.

Baiano da cidade de Miguel Calmon (360 km de Salvador), Gilson Menezes nasceu no dia 16 de julho de 1949. Chegou em Diadema com 11 anos de idade, por coincidência, exatamente no primeiro ano completo de emancipação.

Metalúrgico, trabalho na Petri e na Scania. Na montadora foi um dos líderes das históricas greves de 1979 que não só entraram na história da luta dos trabalhadores, mas também no combate à Ditadura Militar (1964-1985).

Fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980, entrou na história da legenda por seu o primeiro militante do partido a vencer uma eleição e se eleger o PRIMEIRO PREFEITO DO PT. Foi eleito com 23.310 votos, ao lado do vice, Paulo Afonso da Silva (PT).

A passagem marcante pela Prefeitura de Diadema entre 1983 e 1988 o credenciaram a tentar uma vaga como deputado estadual.

Foram dois mandatos, sendo o segundo incompleto, pois em 1996, pelo PSB, foi eleito novamente prefeito com 88.439 votos.

Junto com o Companheiro Mario Reali foi eleito vice prefeito de Diadema.

Memorial da Democracia, museu virtual do Instituto Lula e da Fundação Perseu Abramo, tem fotos e documentos sobre esta greve histórica. Acesse memorialdademocracia.com.br.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ