Doe Agora!

Governo Lula lança o novo Programa do Bolsa Família

Nesta quinta-feira (2), o presidente Lula assinou a MP com as novas regras do programa Bolsa Família; conheça a história do maior programa de transferência de renda do mundo


Governo Lula lança o novo Programa do Bolsa Família

O programa fará o pagamento extra de 150 reais por criança até 6 anos de idade, além dos 600 reais já recebidos por família. A nova versão do programa terá também um valor extra para famílias maiores no valor de 50 reais por cada dependente entre 7 e 18 anos. 

Os critérios do programa retomam o modelo original desenhado no primeiro governo Lula, no início dos anos 2000. O principal deles é a retomada das contrapartidas das famílias beneficiárias, como a manutenção da frequência escolar das crianças e a atualização da caderneta de vacinação. 

O programa também terá foco na atualização do Cadastro Único e integração com o Sistema Único de Assistência Social (Suas), com a busca ativa para incluir quem está fora do programa e a revisão de benefícios com indícios de irregularidades. Segundo o ministro da Assistência e do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, haverá integração com outros 32 programas de governo voltados para a qualidade de vida da população.

Assista ao vídeo da cerimônia de lançamento do novo Bolsa Família




Conheça a história do Bolsa Família, criado no primeiro governo Lula, em 2003 


Em 13 anos de governo, Lula e Dilma (2003-2015) conseguiram a maior redução de pobreza da história do Brasil. Aumento continuado do emprego formal e aumento real do salário-mínimo, expansão do acesso a benefícios socioassistenciais e previdenciários, Bolsa Família e fortalecimento da agricultura familiar foram políticas decisivas para este resultado. 

Além da redução da pobreza, o Brasil deixou o Mapa da Fome. A confirmação do sucesso das inúmeras ações realizadas a partir de 2003, início do primeiro mandato de Lula, veio em 2014, com a publicação do relatório “O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo – 2014”, elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O documento é categórico: o Brasil reduziu em 82% a população em situação de subalimentação, entre 2003 e 2014.

O relatório mostrou que o Indicador de Prevalência de Subalimentação, medida empregada pela FAO para dimensionar e acompanhar a fome em nível internacional, atingiu no Brasil o nível histórico de 1,7% – quando o indicador cai para menos que 5%, a organização considera que um país superou o problema da fome. 

Mais de 50 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo Bolsa Família. Foto: MDS

Maior programa de transferência de renda do mundo beneficiou 50 milhões de brasileiros

Iniciativa tirou 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza

Graças a Lula e Dilma, o Brasil viveu um processo de inclusão sem precedentes na história. Com o Bolsa Família, 36 milhões de brasileiros saíram da extrema pobreza. O país passou a ser mais desenvolvido e menos desigual. 

Infelizmente, desde o golpe de 2016 até o final de 2021, 19 milhões de brasileiros passavam fome, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan). 

A fome era hereditária: a extrema pobreza passava de geração para geração

Com o Bolsa Família, foi possível promover inclusão social e cidadania

Foram 13 anos seguidos de trabalho ininterrupto até tornar-se a principal vitrine de combate à fome do mundo, com programas premiados e ações servindo de base para políticas semelhantes em todos os continentes.

Os números do período são tão expressivos que dá para dividir o Brasil em antes e depois de Lula e Dilma. Hoje, problemas que estavam praticamente enterrados estão de volta, fazendo com que milhões de brasileiros não tenham o que comer.

No início do governo Lula, o presidente reafirmou que todo brasileiro tinha direito a no mínimo três refeições por dia. Mas como ele faria isso? Criando o maior programa de transferência de renda do mundo, que - ampliado e aprofundado no governo Dilma -, atendia mais de 13,9 milhões de famílias, em torno de 50 milhões de pessoas. 

O Bolsa Família, portanto, colocou em prática um projeto de país capaz de promover a inclusão e a cidadania, além de gerar emprego, aquecer a economia, aumentar a escolaridade, reduzir a mortalidade infantil e, sobretudo, tirar o povo da pobreza.

Clique aqui  para mais informações sobre o novo Bolsa Família. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ