Doe Agora!

Hoje, 19h: Os evangélicos e o combate às notícias falsas


Hoje, 19h: Os evangélicos e o combate às notícias falsas

Nesta segunda-feira (30), o Instituto Lula promove no Sindicato dos Jornalistas, em São Paulo, o debate “Os evangélicos e o combate às notícias falsas”, com o pastor Ariovaldo Ramos, da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito e a professora e colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas, Magali do Nascimento Cunha. Embora a difusão de notícias falsas em busca de vantagem política seja uma prática antiga, aliada às tecnologias atuais ela se torna muito mais perigosa, dada a possibilidade do seu envio em massa. Segundo pesquisadores da área, nas redes sociais a verdade leva seis vezes mais tempo que uma fake news para atingir 1.500 pessoas.

Os evangélicos estão no centro desse debate por terem sido, nos últimos anos, alvos prioritários dos produtores de conteúdos falsos. “Politicamente isso tem sido um mal no Brasil nos últimos processos eleitorais (2018 e 2020). E é muito significativo que tanto grupos evangélicos como grupos que trabalham com temas de interesse comum, como o Instituto Lula, abram espaço para essa reflexão. Eu acredito que junto com o pastor Ariovaldo nós tenhamos na noite do dia 30 um momento muito importante para refletir como atuar na defesa do estado democrático de direito em torno desse tema”, disse a professora Magali do Nascimento Cunha. 

Muito trabalho vem sendo feito para combater as notícias falsas no meio evangélico, como o Podcast Papo de Crente. O programa, produzido pela  Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, é transmitido também por mais 40 emissoras de rádio espalhadas pelo Brasil e atinge semanalmente mais de 200 mil pessoas. “Uma grande parte das lideranças evangélicas fazem parte dessa bolha bolsonarista que só distribui fake news para todo lado. Estamos trabalhando duro para reverter isso no meio evangélico e deixar claro que nosso povo não está mais sob essa mistificação”, defendeu o pastor Ariovaldo Ramos.

Durante o debate, a professora Magali do Nascimento Cunha apresentará seu livro, lançado esse ano pela editora Almedina Brasil, “Mynews Explica - Evangélicos na Política Brasileira''. Magali, que também faz parte do Coletivo Beréia, entidade que combate as notícias falsas entre os evangélicos, discute em seu livro a presença e a influência de grupos religiosos na política no Brasil, em especial os evangélicos.  E como a religião vem sendo instrumentalizada para alcançar poder político. Ou esse seria um projeto que “verdadeiramente busca unir a fé e a crença em Deus aos ideais promovidos pelo Estado?”, indaga a autora. 

Serviço

Os evangélicos e o combate às notícias falsas, com Ariovaldo Ramos e Magali do Nascimento Cunha
Dia 30 de maio, às 19h, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rêgo Freitas, 530 - Sobreloja
República, São Paulo 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ