Doe Agora!

IL debate trabalho doméstico

Grupo de pesquisa debate em vídeo no canal do YouTube do Instituto Lula os temas do boletim online “O cuidado na era digital”


IL debate trabalho doméstico

Divulgação

Grupo de pesquisa debate em vídeo no canal do YouTube do Instituto Lula os temas do boletim online “O cuidado na era digital”

Nesta quinta-feira (2/6), o grupo de pesquisa front-D do Instituto Lula apresentou a segunda parte do boletim digital sobre “O cuidado na era digital” no canal do YouTube do Instituto Lula. As pesquisadoras e líderes sindicais Renata Moreno, Regina Teodoro e Ana Claudia Cardoso vão discutir o tema específico “Como as plataformas digitais estão mudando o trabalho doméstico e do cuidado”.

Abaixo, assista ao vídeo:



Do que trata o estudo?

Com a possibilidade da contratação de cuidadores (de crianças, idosos, pets) e trabalhadores domésticos por meio de aplicativos surgiram novos desafios:

- A exigência de disponibilidade permanente das trabalhadoras para responder as demandas;

- O reforço do racismo pelo funcionamento dos algoritmos;

- O rebaixamento dos preços pelas promoções oferecidas pelas plataformas, que intensificam a exploração.

O boletim online analisou a precariedade do trabalho doméstico e o perfil das trabalhadoras para expor questões fundamentais sobre a ampliação das plataformas nesse setor:

- A exclusão digital e pouco acesso a aparelhos e conexão à internet;

- A ausência de possibilidades de negociação de contratos;

- A descaracterização das relações humanas no trabalho doméstico, assim como a impossibilidade de apresentar queixas junto ao poder público.

As pesquisadoras ponderam que essa realidade coloca ainda mais desafios para a organização sindical das trabalhadoras domésticas, e o desafio das políticas públicas passa por exigir que as plataformas se responsabilizem pela garantia de direitos. Outro desafio é colocar em discussão qual tecnologia poderia ampliar a garantia de cuidado e dos direitos de quem cuida, visto que o sentido das tecnologias operadas pelas plataformas aponta para mais precarização.

Sobre o front-D

O projeto do Instituto Lula chamado "Novas e velhas desigualdades na era digital no Brasil da terceira década do século 21" conta com o núcleo de pesquisa front-D, dedicado ao mapeamento da fronteira digital, ou seja, o grupo investiga como a tecnologia impacta o cotidiano das pessoas na cidade, na cultura, na saúde, na economia, nas dinâmicas de trabalho e na organização política. O front-D produziu uma série de boletins online apresentando os resultados das pesquisas.

O núcleo publica dois boletins para cada um dos seguintes temas
1. Políticas de cuidado
2. Vida nas cidades
3. Cultura na era digital
4. Pequenos agricultores e plataformas digitais
5. Nova cartografia digital
6. Financeirização e tecnologias digitais no ensino superior

Baixe todos os boletins neste link  

Sobre as pesquisadoras

Regina Teodoro, coordenadora da Associação Promotoras Legais Populares Cida da Terra de Campinas e região.

Atuou no sindicato de trabalhadoras domésticas desde 95 até 2019, passou pelas representações estadual e Nacional. Atuou na Contracs Confederação Nacional de Trabalhadores do Comércio e serviços quando foi uma das das 7 delegadas a convenção 189 da OIT, importante convenção sobre os trabalhadores e as trabalhadoras domésticas.

Ana Claudia Cardoso, assessora sindical e pesquisadora do GT Trabalho Digital da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (REMIR).

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Paris 8 e pós-doutora pelo Centre de Recherche Sociologique et Politique de Paris – CRESPPA.  Trabalhou na Faculdade do Dieese e foi professora convidada na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Renata Moreno é a autora do boletim “O cuidado na era digital”.

É doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC - UFABC. É militante da Marcha Mundial das Mulheres e integra a equipe da SOF Sempreviva Organização Feminista. Atua com pesquisa e educação popular nos temas da economia feminista, trabalho de cuidado, comunicação e capitalismo digital.

Os pesquisadores farão mesas redondas no canal do YouTube do Instituto Lula para apresentar a segunda parte dos boletins. Confira a agenda

2 de junho – O cuidado na era digital

7 de junho - Monitorando a Cidade Inteligente: câmeras de vigilância, monitoramento inteligente e racismo tecnológico

9 de junho - Tecnologias Digitais, Cultura e Pandemia: fronteiras e desigualdades

14 de junho – O estudo de caso das Vilas Taobao

21 de junho - O ambiente entre as tecnologias digitais acionados por governo e sociedade

22 de junho – Tecnologias digitais no ensino superior: desafios de uma sociedade desigual

RECOMENDADAS PARA VOCÊ