Doe Agora!

IL e IJF divulgam classificados em edital sobre tributação

São sete os selecionados para a segunda fase do concurso "Novos rumos para o Brasil: desafios para uma tributação justa"


IL e IJF divulgam classificados em edital sobre tributação

Pixabay

O Instituto Lula (IL) e o Instituto Justiça Fiscal (IJF) divulgam os nomes dos sete classificados para a segunda fase do concurso “Novos rumos para o Brasil: desafios para uma tributação justa”. O edital foi lançado em 1º de agosto em parceria firmada pelas duas instituições.

A comissão julgadora entendeu que sete projetos atingiram as condições do edital. Foram estes os trabalhos selecionados:

(Re)Pensando a relação entre espécies tributárias e justiça
Gabriel Pereira Penna Andrade

Uma reforma tributária plausível para o Brasil: equidade e eficiência
Lucas Di Candia Ramundo

Aumento da progressividade nos tributos brasileiros
Frederico Pompeo Marucci Parreira

A justiça fiscal sob um olhar procedimental: um ensaio sobre a tributação participativa como forma política da fiscalidade na reconstrução democrática e constitucional do Brasil
Francisco Mata Machado Tavares

Por uma reforma tributária verdadeiramente justa: propostas para eliminar vieses discriminatórios e reduzir as desigualdades de gênero, raça e classe no Brasil
Luiza Machado de Oliveira Menezes

Revogação da Lei Kandir e tributação de ganhos extraordinários do setor primário exportador: propostas para uma reforma fiscal ambiental
Lucas Demeda dos Santos

Imposto sobre lucros extraordinários no setor farmacêutico durante o período de crise pandêmica: um estudo de caso sobre as farmacêuticas EMS, Aché e Eurofarma
Luis Filipe Eich

O concurso

"Novos rumos para o Brasil: Desafios para uma tributação justa" é um concurso internacional que selecionará pensadores e pesquisadores dispostos a produzir projetos de trabalhos sobre o Brasil, nos próximos trinta anos, na perspectiva dos desafios que deverão ser enfrentados pelo sistema tributário.

O concurso será realizado em duas etapas. A primeira selecionou esses sete projetos de trabalho desenvolvidos pelos candidatos sob orientação das entidades promotoras. Eles receberão prêmios de mil reais cada.

A segunda etapa será a seleção e premiação dos três melhores trabalhos apresentados pelos candidatos selecionados nessa primeira etapa. O anúncio será feito a partir de 28 de fevereiro de 2023 e os escolhidos receberão 4 mil reais cada.

Acompanhe editais do Instituto Lula 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ