Instituto Lula

Doe agora
Menu

IL oferece bolsas de R$ 3 mil para estudos sobre ambiente

29/07/2022 14:28

Encerrado: Sob o tema “Outros futuros para os bens naturais brasileiros”, cinco candidatos serão premiados; inscrições vão de 5 a 24 de agosto

O Futuro do Brasil depende, em boa medida, do futuro que será atribuído às nossas terras, águas, formações vegetais e demais bens naturais. Com essa preocupação, a Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra) e o Instituto Lula promovem o Prêmio José Gomes da Silva. O objetivo é estimular a produção ideias inovadoras sobre o Brasil, mirando o futuro, sem ignorar desafios de implementação e obstáculos conjunturais.

Serão selecionadas cinco propostas que receberão apoio de R$ 3 mil. Para concorrer é preciso apresentar um projeto de estudos (conforme modelo no anexo A). Depois, os selecionados elaborarão estudos ao longo do segundo semestre de 2022 a serem apresentados em forma de artigos, lives e exposições a movimentos sociais e dirigentes de sindicatos e partidos.

Qualquer pessoa pode participar: acadêmicos, gestores públicos, profissionais e militantes ambientais ou pessoas que tenham contribuições na área de recursos naturais. As inscrições vão de 5 a 24 de agosto e devem ser feitas por meio de formulário. Acesse aqui. O resultado da seleção sairá em 12 de setembro.

A produção dos candidatos pode abordar, por exemplo, gestão da água, distribuição e uso da terra, extração dos bens naturais finitos, cultivo agrícola, produção mineral e o ambiente em um mundo de mercantilização da natureza e o desenho de alternativas para o desenvolvimento sustentável.

Leia o edital