Doe Agora!

Imprensa internacional destaca Lula na COP 27

Participação de Lula na conferência do clima marca volta do Brasil ao centro do debate sobre meio ambiente e é notícia positiva no mundo todo


Imprensa internacional destaca Lula na COP 27

Ricardo Stuckert

Os mais importantes veículos de comunicação ao redor do mundo destacaram, na quarta-feira (16), a participação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP27, no Egito. A presença de Lula na conferência marca a volta do Brasil ao centro do debate sobre o meio ambiente. A notícia, muito positiva para o país, rendeu grande repercussão internacional nos relatos sobre a COP 27.

Vencedor das eleições 2022 e futuro presidente do Brasil, Lula foi convidado a participar da COP 27 pela presidência do Egito, e se junta a nomes como o do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e do presidente da França, Emmanuel Macron.

Lula foi recebido com aglomeração pela imprensa de todo o mundo. O interesse da mídia sinaliza que Lula segue como um dos mais respeitados políticos do planeta.

 “As expectativas são altas com Lula exuberante falando na Cúpula”, destacou o The New York Times. Segundo o veículo, Lula eletrizou o encontro. “O entusiasmo era palpável aqui para Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido simplesmente como Lula, para a maioria.” Para o NY Times, a principal mensagem deixada pelo presidente eleito foi que “o Brasil está saindo do casulo onde esteve nos últimos anos”, referindo-se ao “pesadelo” da gestão passada nas questões ambientais.

Em destaque no The Washington Post, “Lula promete novo dia para a Amazônia”. O jornal da capital norte-americana afirma que, a seis semanas de tomar posse como o novo presidente do Brasil, Lula prometeu reprimir o desmatamento ilegal na Amazônia, retomar as relações com países que financiam a proteção florestal e trabalhar para possibilitar a realização da COP de 2025 na floresta tropical.

O francês Le Monde informou que, em seu “aguardado discurso”, Lula pediu a criação urgente de fundo para cobrir danos climáticos. O veículo destacou também os encontros de Lula os enviados especiais para o clima dos Estados Unidos, John Kerry, e da China, Xie Zhenhua.

“Ele se entusiasma com o tema”, afirma o The Guardian. O jornal britânico ressaltou a fala de Lula em defesa do fim do poder de veto no Conselho de Segurança da ONU. “Voltamos para ajudar a construir uma ordem mundial pacífica, assentada no diálogo, no multilateralismo e na multipolaridade. Voltamos para propor uma nova governança global. O mundo de hoje não é o mesmo de 1945. É preciso incluir mais países no Conselho de Segurança da ONU e acabar com o privilégio do veto, hoje restrito a alguns poucos, para a efetiva promoção do equilíbrio e da paz”, disse o presidente eleito do Brasil.

Combate aos crimes ambientais

A agência de notícias Bloomberg ressaltou que apesar do apelo de Lula para salvar a Amazônia ter sido recebido como heroico na COP 27, ele encontrará dificuldades para cumprir suas promessas diante das altas taxas de desmatamento, o desafio de policiar uma área geográfica enorme e violenta, além das restrições fiscais.

Pelas mãos de Lula, o Brasil volta à luta contra as mudanças climáticas, declarou o El País. O jornal ainda disse que Lula encerrou um ciclo de quatro anos de impunidade ao sinalizar que priorizará em sua gestão o combate aos crimes ambientais.

“A aparição de Lula, que fez um retorno extraordinário aos holofotes políticos no ano passado, foi provavelmente um dos eventos mais energizastes da COP 27”, disse o argentino Clarín, ao destacar a promessa de Lula de empreender “uma grande luta contra o desmatamento”.

Para a agência de notícias britânica Reuters, Lula foi recebido como um rockstar no Egito. Segundo o jornal, enquanto Bolsonaro se recusou a realizar a cúpula do clima de 2019 no Brasil, Lula ofereceu o país para sediar a COP 30, em 2025.

Confira aqui a lista de algumas manchetes sobre a participação de Lula na COP 27 ao redor do mundo:

The Washington Post

El País (Madrid)

New York Times

Clarin

Le Monde

The Guardian

BBC

La Reppubblica

Reuters

Bloomberg

DN

RECOMENDADAS PARA VOCÊ