Doe Agora!

Instituto Lula e Instituto Tricontinental debatem parcerias

Encontro entre representantes das duas instituições ocorreu no México, durante Congresso Internacional da Clacso


Instituto Lula e Instituto Tricontinental debatem parcerias


Encontro entre representantes das duas instituições ocorreu no México, durante Congresso Internacional da Clacso

Uma inovadora parceria entre o Instituto Lula e o Instituto Tricontinental  está sendo trabalhada. Durante o Congresso Internacional da Clacso, realizado entre os dias 7 e 10 de junho, no México, representantes das duas instituições se encontraram para uma aproximação e para debater essa possibilidade de cooperação. Pesquisadores do Instituto Lula participaram da Clasco com uma discussão sobre a desigualdade na era digital. Além disso, foram realizados uma série de encontros para promover conversas e parcerias possíveis. O Tricontinental  é uma delas. Criada em 2018, a instituição internacional é orientada por movimentos e organizações populares do mundo e tem como foco ser um ponto de apoio e elo entre a produção acadêmica e os movimentos políticos e sociais para promover o pensamento crítico e estimular debates e pesquisas com uma perspectiva emancipatória a serviço das aspirações do povo. O trabalho do Instituto Tricontinental – que tem sede nos EUA e escritórios no Brasil, na Argentina, Índia e África do Sul – é construir conhecimento a partir da experiência das transformações sociais e culturais trazidas pelas lutas populares. 

O diretor-geral do instituto Tricontinental, Vijay Prashad, falou sobre os estudos recentes da instituição e sua preocupação com o desenvolvimento do sul global. O presidente do Instituto Lula, Marcio Pochmann, apresentou preocupações similares e amplo trabalho promovido pela instituição brasileira na discussão sobre o combate a desigualdade e a fome. Além disso, os projetos que o Instituto Lula mantém desde os tempos do Instituto Cidadania e sua vocação para promoção de políticas públicas.

Representantes das duas instituições voltarão a se falar no Brasil. A expectativa é fazer uma parceria que amplie os estudos sobre o sul global e as possibilidades de desenvolvimento no combate às desigualdades e às injustiças em relação aos povos.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ