Doe Agora!

IL promove Seminário sobre Inclusão Digital


IL promove Seminário sobre Inclusão Digital

Primeiro encontro do “Seminário Latino-Americano de Políticas Públicas para Inclusão Digital”, realizado nos dias 16 e 17 de maio. Foto: Reprodução

Em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o Instituto Lula ofereceu uma série de seminários com foco na região latino-americana e na adoção de políticas públicas para a inclusão digital. O tema do Seminário foi: "Novas tecnologias, novos comportamentos: da estrutura ao cidadão".

O encontro aconteceu de forma híbrida nos dias 16 e 17 de maio. O primeiro evento do “Seminário Latino-Americano de Políticas Públicas para Inclusão Digital”, contou com a presença de representantes das  instituições parceiras e de onze países-membros da Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas, ou Rede "LA Referencia" (Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, México, Peru, Panamá e Uruguai, além da Espanha, na qualidade de  observador).

Foram discutidos temas de universalização e massificação dos serviços de telecomunicações, tais como 5G, 6G, marco legal, inovação científica, inteligência artificial, realidade virtual, realidade aumentada, imersão de áudio, banda larga e cidadania.  A apresentação sobre o panorama brasileiro de inclusão digital foi feita pelo Secretário de Políticas Digitais da SECOM, da Presidência da República, João Caldeira Brandt. 

A Diretora do Instituto Lula, Tamires Sampaio, ressaltou a importância de discutir a democracia, uma vez que a inclusão digital traz muitos benefícios, mas também potencializa o discurso de ódio e a disseminação de fake news. "Estamos passando por um momento em que há desafios, uma vez que o acesso das pessoas está cada vez maior aos meios digitais, e é pelo meio digital que há divulgação de fake news e discurso de ódio, por exemplo”, ponderou Tamires. 

A Coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e Diretora do Instituto Lula, Tamires Sampaio, durante o Seminário "Novas tecnologias, novos comportamentos: da estrutura ao cidadão". Foto: Reprodução 

O objetivo central do Seminário é conhecer a realidade de cada um dos países que integram a rede "LA Referencia", em relação ao desenvolvimento tecnológico voltado para a inclusão digital. Assim como promover trocas de experiências e  informações relacionadas aos padrões tecnológicos a serem adotados pelos países do grupo.

Primeiro encontro do Seminário Latino-americano de Políticas Públicas para Inclusão Digital. Foto: Reprodução

O segundo seminário está previsto para 13 e 14 de junho, e terá como tema: "Apropriação digital. Emancipação de populações em situação de vulnerabilidade". 

O terceiro seminário, nos dias 18 e 19 de julho, vai abordar o tema: "Desenvolvimento industrial e sustentabilidade ambiental e social". 

Já o quarto seminário, marcado para 22 e 23 de agosto, será no formato presencial, em Brasília, e tratará do tema: "Observatório informacional latino-americano para o desenvolvimento digital sustentável". 

O observatório tem como intuito tornar-se ferramenta por meio da qual o Brasil e os países da Rede “LA Referencia” poderão manter estreito relacionamento, trocar informações e conhecimentos, além de fortalecer capacidades da região em relação ao tema.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ