Doe Agora!

Jornalista vê 'política do futuro' na Vigília Lula Livre


Jornalista vê 'política do futuro' na Vigília Lula Livre

Vijay Prashad, ao centro, em entrevista na Vigília Lula Livre, espaço de resistência, segundo ele / Foto: André Cardoso

Do Brasil de Fato

No dia de ontem (4), domingo, a Vigília Lula Livre recebeu a visita de Vijay Prashad. Ele é integrante do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, historiador e jornalista, membro do Partido Comunista da Índia e editor-chefe da Editora Leftwords Books.

O jornalista fez questão de conhecer, em um final de tarde gélido, os principais pontos que marcaram a luta contra a prisão considerada política do ex-presidente. O centro cultural Marielle Vive e o antigo cruzamento de ruas onde ficava a chamada “Praça Olga Benário”. Participou também do ato inter-religioso das 18h, que ocorre todo domingo na própria Vigília, local que completa hoje (segunda) 485 dias.

Prashad ressaltou a conexão entre as pessoas em defesa da democracia. Classificou a vigília como expressão de resistência:

“Estamos em um momento muito duro ao redor do mundo. E todos estamos buscando maneiras de se conectar com as pessoas. O primeiro ponto da política é a conexão e esse parece ser um lugar cheio de conexões. São diferentes movimentos, diferentes tipos de pessoas e eles parecem se preocupar, ter carinho um pelo outro”, analisa o historiador e jornalista.

Perto de chegar aos 500 dias de organização contra a prisão de Lula, a lista de presença da Vigília Lula Livre passa de 40 mil pessoas. Entre as quais encontram-se também jornalistas, militantes e visitantes internacionais. Prashad vincula o que as organizações sociais classificam como ataque contra a democracia como algo comum hoje em vários países do mundo. Ao mesmo tempo, resistências surgem. “A raiz da política do futuro é quando as pessoas são capazes de se importar uma pelas outras. E esses diferentes espaços de resistência já são exemplos disso”, convoca.

Lula já recebeu cinco ex-presidentes

Lula já recebeu também a visita direta, além de lideranças de vários espectros da esquerda, nomes da social-democracia europeia, do sindicalismo estadunidense e de celebridades como o ator Danny Glover.

Cinco ex-presidentes também o visitaram no interior da superintendência da Polícia Federal, no bairro do Santa Cândida, em Curitiba, entre eles: Pepe Mujica (Uruguai), Ernesto Samper (Colômbia), Massimo D’Alema (Itália), Dilma Rousseff e Eduardo Duhalde (Argentina). Aguarda-se nas próximas semanas o ex-primeiro-ministro da Espanha, José Zapatero.

Edição: Pedro Carrano (BdF)

RECOMENDADAS PARA VOCÊ