Doe Agora!

Lula defende laços com a África por justiça histórica

“Se África e América Latina estiverem fortes, teremos blocos extraordinários para incidir no mundo”, afirmou o ex-presidente no Fórum Brasil África 2021


Lula defende laços com a África por justiça histórica

Foto: Ricardo Stuckert

Por PT

Os desafios para retomada das relações entre Brasil e África, hoje esquecidas pelo governo Bolsonaro, foram tema do Fórum Brasil África 2021, realizado pelo Instituto Brasil África nos dias 23 e 24 de novembro. Em discurso na abertura do evento, que reuniu autoridades brasileiras e internacionais, o ex-presidente Lula reafirmou a importância histórica dos laços entre o país e o continente africano e argumentou que políticas de integração pelo desenvolvimento da Região farão bem à geopolítica mundial, trazendo um pouco mais de equilíbrio nas relações multilaterais.

“O Brasil precisa urgentemente voltar a ter um governo democrático, a ter uma visão benéfica do mundo, para que a gente possa voltar a fazer investimento na África, para que possamos ajudá-los a se desenvolver”, afirmou Lula, para quem as parcerias estratégias entre América do Sul e a África são uma grande trunfo para o crescimento entre blocos.

“Se a África, a América Latina estiverem fortes, a gente forma blocos extraordinários com força econômica, política e cultural para termos incidência no mundo”, explicou o ex-presidente. “Não podemos ser vítimas de uma nova guerra fria entre a China e os EUA, não queremos mais guerra fria. Queremos um comércio livre, ter o direito de participar”, opinou o ex-presidente.

“A África não pode continuar vivendo num processo de ser segregada”, reagiu Lula. “O Brasil tem uma tarefa, uma dívida com o continente africano. Se o PT voltar, podem ficar certos que faremos uma política muito grande de aproximação com a África”, assegurou Lula.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ