Doe Agora!

Embaixador sul-africano cumprimenta Lula por seu legado

Mavimbela destacou a importância da parceria firmada entre Brasil e África do Sul para a criação do Ibas, Brics e Asa


Embaixador sul-africano cumprimenta Lula por seu legado

Lula é presenteado com um quadro de Nelson Mandela / Foto: Ricardo Stuckert

Nesta quinta-feira (6), Lula se encontrou com o embaixador da África do Sul no Brasil Wellington Vusumuzi Mavimbela. Em Brasília, o sul-africano cumprimentou o ex-presidente pelo legado de seus governos na cooperação Sul-Sul. 

Mavimbela destacou a importância da parceria firmada entre Brasil e África do Sul para a criação do Ibas (Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul), do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), e da Asa (Cúpula América do Sul-África). 

O embaixador ainda cumprimentou Lula pela posição assumida pelo Brasil durante seus mandatos, se firmando como um “campeão do multilateralismo” e das pautas sociais entre os países em desenvolvimento. O resultado desses esforços foi sentido não só na África do Sul, mas em todo o continente africano, pontuou Mavimbela.

Desde o segundo semestre de 2020, África do Sul e Índia vêm fazendo pressão junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) para a suspensão das patentes das vacinas contra a Covid-19. Mais de 50 países em desenvolvimento apoiaram a proposta, que permitiria uma imunização global mais rápida. O Brasil, contrariando posicionamentos históricos como liderança entre os países em desenvolvimento, primeiramente se posicionou ao lado dos países ricos, contra a quebra da patente. Mais tarde, o país adotou uma posição de abstenção sobre o assunto.

Ao final do encontro, Lula foi presenteado com um quadro de Nelson Mandela, líder do movimento contra o apartheid na África do Sul e ex-presidente do seu país.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ