Doe Agora!

Lula e Gabrielli analisam o desmonte da Petrobras

Vídeo do canal do Instituto Lula apresenta o pensamento do ex-presidente da Petrobras e de Lula sobre a situação da Petrobras


Lula e Gabrielli analisam o desmonte da Petrobras

Divulgação

O ex-presidente Lula e o ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, alertam no vídeo abaixo que a Petrobras optou por uma política de dependência de importações.

Desde 2016, no governo Temer, a Petrobrás adota o Preço de Paridade de Importação (PPI). Essa política atrela o valor cobrado nas refinarias a oscilações na cotação do dólar e do barril de petróleo no mercado internacional. Atualmente, a crise e o aumento dos preços estão atrelados à guerra na Ucrânia.

Além disso, a Petrobras, empresa estatal de economia mista, vem sofrendo um processo de desmonte. “A margem do lucro da Petrobras é extraordinário. No curto prazo é possível reduzir os lucros da Petrobras sem dar prejuízo e assim ajudar o impacto do mercado interno. Mas é preciso adotar outras políticas como subsídios”, explica Gabrielli. “É preciso repartir o lucro da Petrobras com quem é responsável por ela, que é o povo brasileiro”, disse Lula.

Assista o vídeo: 


RECOMENDADAS PARA VOCÊ