Doe Agora!

Lula fala sobre o PAA


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta terça-feira (4) um vídeo para os participantes e organizadores do Seminário Internacional “PAA + Aquisição de Alimentos no Ano Internacional da Agricultura Familiar”, que acontece em Brasília.

O Seminário comemora os 10 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e debate a importância do programa para a agricultura familiar e o desenvolvimento local, seu impacto na promoção da alimentação adequada e sua referência internacional como política pública.

"Uma das coisas que mais me apaixona é falar de políticas públicas que deram certo", diz o ex-presidente no vídeo, onde relembrou a luta de décadas para implementar políticas de segurança alimentar no Brasil, do qual participaram figuras como Betinho e Dom Mauro Morelli e de como foi criado o PAA, parte dos programas da políticas de segurança alimentar. “A gente queria garantir ao pequeno produtor que ao colher o seu produto, ele tivesse a garantia de que alguém iria pagar para ele um preço justo”.

Lula também falou sobre como o programa, ao garantir a compra de alimentos dos pequenos produtores de alimentos, estimulou o desenvolvimento da produção agrícola.

O seminário é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Ao fim do evento, será lançado o livro PAA - 10 anos de aquisição de alimentos, que documenta algumas das experiências apresentadas durante o seminário.

Assista ao vídeo completo:

RECOMENDADAS PARA VOCÊ