Doe Agora!

Hoje: Lula vai ao lançamento de Lawfare: uma introdução


Hoje: Lula vai ao lançamento de Lawfare: uma introdução

Valeska Teixeira, Geoffrey Robertson, Lula e Cristiano Zanin / Foto: Ricardo Stuckert

De autoria dos advogados Cristiano Zanin Martins, Valeska Teixeira Zanin Martins e Rafael Valim, o livro “Lawfare: uma introdução” será lançado nesta quarta-feira (11), às 19h, em evento aberto ao público no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco. O ex-presidente Lula já confirmou presença no evento. 

Nesta segunda-feira (9), o ex-presidente recebeu em mãos um exemplar da obra. Geoffrey Robertson, um dos maiores especialistas em direitos humanos do mundo e advogado de Lula na ONU, também esteve presente no encontro.

Em “Lawfare: uma introdução”, Zanin, Valeska e Valim apresentam um estudo sobre o conceito do lawfare, método que consiste no uso estratégico do Direito para fins de deslegitimar, prejudicar ou aniquilar um inimigo. O livro dedica um capítulo para estudo do caso Lula e da perseguição que teve como alvo o ex-presidente.

“A proposta deste livro é a de introduzir o lawfare no debate nacional e internacional a partir de uma releitura que fizemos com base em intensos estudos sobre a matéria e também com base na experiência que adquirimos não apenas na defesa do ex-presidente Lula, mas também de outros concretos”, escrevem os advogados de Lula na introdução da obra.

“O lawfare não se confunde com a judicialização da política e tampouco é algo que atinge somente o campo político progressista (ou de esquerda) brasileiro ou latino-americano. Ao contrário, o lawfare está acoplado às novas formas de guerras e de disputas desenvolvidas precipuamente pelos Estados Unidos e qualquer pessoa, instituição ou governo pode dele ser vítima”, explicam.

O Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP fica no Largo São Francisco, 95 – Centro, São Paulo. O lançamento acontece a partir das 19h.

Por lula.com.br

RECOMENDADAS PARA VOCÊ