Instituto Lula

Doe agora
Menu

Lula ressalta experiência brasileira em visita de candidato à Presidência de Moçambique

12/08/2014 14:39

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O candidato à Presidência de Moçambique, Filipe Jacinto Nyussi visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta terça-feira (12), no Instituto Lula. Nyussi, que foi ministro da Defesa de 2008 a 2014, concorre nesta eleição pela Frelimo e veio conhecer um pouco da experiência brasileira junto ao ex-presidente. Ele cumprirá uma extensa agenda de três dias em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Nyussi disse que tem como objetivo inicial “colocar Moçambique no mapa do crescimento” e que para isso veio ao Brasil “colher inspiração na experiência brasileira”. Lula e o candidato trocaram informações sobre os processos eleitorais de cada país e o ex-presidente falou sobre as realizações do governo nos últimos 12 anos.

Lula citou o Programa de Aquisição de Alimento (PAA), os investimentos em educação e também o Bolsa Família, que chamou bastante a atenção do moçambicano. “Nós percebemos aqui, que um pouco de dinheiro nas mãos de muita gente, é distribuição de renda. Cadastramos as pessoas que viviam abaixo da linha da pobreza, e nós colocamos os pobres no orçamento”, destacou Lula.

O ex-presidente ressaltou ainda que ficou muito feliz com a visita e que espera “voltar em Moçambique e ter o companheiro Filipe, eleito presidente”. Lula disse ainda que será muito bem-vinda uma futura troca de experiência entre os dois países.

A eleição em Moçambique ocorre no dia 15 de outubro e é também para o Legislativo e para as assembleias provinciais.