Doe Agora!

Luz para Todos levou energia e dignidade ao meio rural


Luz para Todos levou energia e dignidade ao meio rural

Foto: ricardo Stuckert

Só quem andou pelo Brasil profundo antes dos anos Lula sabe como é que era. Com a criação do programa Luz para Todos, a vida de milhões de brasileiros mudaram de patamar. É um projeto tão importante que nem o Temer teve coragem de desmontá-lo e prorrogou sua duração. 

No Brasil pré Luz para Todos uma pesquisa do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), mostrou que no início de 2003  era estimado que 80% de quem não possuía energia elétrica estava no meio rural. Eram cerca de 10 milhões de brasileiros e 2 milhões de domicílios. E 90% dessas famílias possuíam renda inferior a 3 salários mínimo. 

Com uma meta inicial de atingir 10 milhões de pessoas, o programa em dezembro de 2017 chegava a mais de 16 milhões de brasileiros.  

“Como nós entendemos que o coitado que está lá tem o mesmo direito de nós que estamos aqui, nós temos a obrigação de levar [luz], mesmo que for de graça, custe o que custar, para essas pessoas. É esta a diferença do que está acontecendo no Brasil”, afirmou Lula. 

Um pesquisa realizada em 2013 mostrava que 97,2% dos beneficiados estavam satisfeitos com o programa. Que o Luz para Todos aumentou a sensação de segurança para 81,8% das mulheres nas comunidades. Que 38,5% dos domicílios passaram por melhorias, isso dava cerca de 1.180.000 domicílios. Ainda 81,8% disseram ter melhoria nas condições da casa; 56,3% consideram-se mais seguros; 40,5% viram surgir mais oportunidades de trabalho.

Nas áreas rurais alcançadas pelo Luz para Todos, houve melhora na renda familiar de 41,2% das pessoas, e ainda a melhora na produção agrícola para 31,8%.

O programa trouxe também educação e saúde, houve uma melhoria de 64,2% das atividades escolares durante o dia e 50,8% durante a noite, 47,7% consideraram haver melhora na saúde familiar e 40,6% viram melhoria da disponibilidade de postos de saúde. Entre tantos outros feitos. 

Para além dos benefícios físicos, melhorias reais em suas vidas, o programa aumenta a autoestima da população rural. Evita o êxodo. Desenvolve o campo e a agricultura familiar. Cerca de 245 mil mulheres começaram a trabalhar e outras 309 mil começaram a estudar  ou retornaram aos estudos depois do Luz Para Todos. 

Um programa que mostra que vontade política de fazer, uma boa ideia e ação ainda é a melhor forma de governar um país. Os anos Lula e Dilma mostraram isso.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ