Doe Agora!

Meio ambiente e agricultura familiar caminharam juntos


Meio ambiente e agricultura familiar caminharam juntos

Foto: Iano Andrade / Portal Brasil

Durante o seu governo, Lula sempre procurou o equilíbrio entre o meio ambiente e as mudanças necessárias para que o Brasil crescesse. E conquistou coisas muito substanciais. Em 2010, seu último ano de governo o Brasil teve a menor taxa de desmatamento em 23 anos de monitoramento  do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram 6.451 quilômetros quadrados (km²) de floresta, em 2003, primeiro ano do governo Lula, o desmate atingiu 25,3 mil km².

O meio ambiente brasileiro vive dias peculiares, neste momento rumores de terríveis retrocessos ecoam por todos os lados . A luta ambiental é dura e marcada por embates ainda mais difíceis . Mas não podemos nos abater. Muita coisa foi feita e ainda mais pode ser. 

Nos anos Lula foram 20 leis aprovadas, 11 decretos e inúmeras medidas que visaram melhorar nossa relação com a Terra. Lula criou a Política Nacional de Segurança de Barragens, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Política Nacional da Mudança do Clima.

Criou-se o Fundo Nacional do Clima, a Política Nacional de Aquicultura e Pesca. Regulamentou o

seguro desemprego durante o período de defeso e dezenas de outras ações para melhorar a vida de todas e todos e nossa relação com o meio ambiente.

Veja aqui estas ações detalhadas .

Tiveram críticas também, não podemos esquecer, nem esconder. Mas o diálogo sempre esteve aberto. Em uma democracia o diálogo sempre tem que estar à frente.

Assim como Lula, temos que fortalecer o trabalho do MST. O maior produtor de arroz orgânico da América do Sul . Que poderia fortalecer ainda a produção da agricultura familiar, que já fornece 70% da nossa alimentação e poderia ser muito mais. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ