Doe Agora!

Modos de narrar: Memorial da Democracia expõe em evento


Modos de narrar: Memorial da Democracia expõe em evento

Memórias Sensíveis: Modos e Meios de Narrar: está em curso a quarta edição do Seminário de Pesquisa e Documentação em Sítios de Memória, promovido pela Fundação Casa de José Américo (FCJA). O Memorial da Democracia, museu virtual do Instituto Lula, estará presente no segundo dia de encontros virtuais, 25 de novembro. 

Programação

“Educar para nunca mais? Os lugares de memória difícil como espaços de formação”

Quinta-feira (25/11), de 9h a 11h30, no YouTube da FCJA.  

ComDanilo Marques, do Memorial da Democracia e Projeto República (UFMG); Fabiana de Lima Sales, do Museu da Abolição (PE); Aureli Alves de Alcântara, do Memorial da Resistência (SP); e Kátia Felipini, do Núcleo de Preservação e Memória Política (SP). Suelen Andrade, coordenadora do projeto de implantação do Memorial da Democracia da Paraíba, mediará a conversa. 

Histórico

O Seminário de Pesquisa e Documentação em Sítios de Memória acontece desde 2018, sempre realizado pelo Memorial da Democracia da Paraíba – vinculado à Gerência de Documentação e Arquivo da FCJA. Nesse período, promoveu discussões e encontros importantes sobre as realidades de luta e resistência do povo brasileiro. 

A primeira edição se destacou por evidenciar o Programa de Formação e Capacitação do Ibermuseos no Museo de la Memoria y los Derechos Humanos do Chile e o contexto histórico das Políticas Públicas de Memória no Brasil, além de promover uma roda de conversa sobre “Desenvolvimento da pesquisa nos sítios de memória”, criar a Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória e visitar o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas de Sapé. 

O segundo ano do evento trouxe o contexto paraibano, com a mesa redonda “Ações e perspectivas da luta pela Memória e Verdade na Paraíba e a Reunião da Rede de Educadores em Museus da Paraíba”. Já em seu terceiro ano, vivenciado dentro da realidade pandêmica, o evento migrou para uma estrutura digital, na qual promoveu debates sobre sítios de memória, palestras sobre bibliotecas memoriais e uma mesa redonda sobre Pensamento em Rede.   

RECOMENDADAS PARA VOCÊ