Doe Agora!

Papa diz que caso de Lula foi montado em cima de fake news


Papa diz que caso de Lula foi montado em cima de fake news

O Papa Francisco em encontro com Lula, em 2020. — Foto: Ricardo Stuckert

Em entrevista publicada neste domingo (18) no jornal espanhol ABC, o papa Francisco disse que o julgamento de Lula não foi adequado e começou com fake news plantadas na mídia. O ABC é o jornal mais antigo da capital espanhola – foi fundado em 1903 – e é um dos mais vendidos do país.

O pontífice afirmou que o julgamento do presidente eleito do Brasil, Lula, começou com notícias falsas na mídia, que criaram um cenário que criou as condições para levar Lula a um julgamento. "É preciso ter cuidado com aqueles que criam um cenário para condenar, não importam os fatos. Eles moldam um cenário usando a mídia para influenciar aqueles que devem julgar. Um julgamento deve ser o mais limpo possível, com tribunais sem nenhum interesse que não seja o de garantir uma justiça limpa. Esse caso do Brasil vai ficar para a história. Não estou me envolvendo em política, eu só estou falando sobre fatos que aconteceram".

Não é a primeira vez que o papa toca nesse assunto. Em abril de 2020, durante uma missa, Francisco condenou o uso de mentiras e lawfare para a perseguição política.

Links de referência:
Entrevista do papa para o jornal ABC (em espanhol, para assinantes)

RECOMENDADAS PARA VOCÊ