Doe Agora!

Portugal tinha saudades do Brasil, diz primeiro-ministro

António Costa recebeu o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva em Lisboa, nesta sexta-feira, e comemorou que Brasil volte a defender a democracia, o ambiente, a cultura


Portugal tinha saudades do Brasil, diz primeiro-ministro

Reprodução

O primeiro-ministro de Portugal António Costa recebeu nesta sexta-feira (18) o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em Lisboa. E afirmou: “o mundo tinha muitas saudades do Brasil, precisava que o Brasil regressasse à defesa dos valores da democracia, ao combate às alterações climáticas, à defesa do ambiente, à proteção e defesa da cultura”.

“Portugal tinha muitas saudades do Brasil e eu tinha muitas saudades do presidente Lula. Há que recuperar o tempo que perdemos, e temos muito a fazer em conjunto”, disse Costa, que agradeceu a Lula por “ter escolhido Portugal como sua primeira viagem de âmbito bilateral, após a sua eleição e ainda antes de tomar posse”.

O presidente eleito do Brasil também falou sobre sua alegria de estar em Portugal e ser recebido pelo primeiro-ministro e pelo presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, com quem Lula esteve antes no Palácio de Belém, residência oficial em Lisboa. Lá, o brasileiro reuniu-se também com o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. Para o líder petista, essa foi mais uma demonstração de que o Brasil voltou ao mundo político, a discutir os assuntos de interesse da humanidade.

Amazônia, Chico e os 200 anos

No encontro com os portugueses, Lula voltou a destacar a importância da Floresta Amazônica, tema central da sua participação na COP27  nos dias 15 a 17 de novembro. “Vamos cuidar da Amazônia como um patrimônio da humanidade sobre o qual o Brasil tem total soberania, mas que precisa de compartilhar com o mundo”, afirmou, ressaltando que “a questão climática é um desafio da humanidade”.

Imprensa internacional destaca Lula na COP 27 

Lula assumiu ainda o compromisso de, quando tomar posse, “assinar o Prêmio Camões que Chico Buarque ganhou”, em Portugal, mas que o governo brasileiro, sob Jair Bolsonaro, ainda não assinou.

Costa lembrou que este ano o Brasil celebra 200 anos da sua independência. “Uma história muito bonita de um país fantástico e de que Portugal se orgulha de ser irmão e amigo e com quem quer construir o futuro em conjunto”, disse o primeiro-ministro.

“A partir de 1º de janeiro vamos voltar a ter o Brasil perto e continuar esta caminhada que há 200 anos começamos entre duas pátrias independentes e uns séculos antes tínhamos em comum”, comemorou Costa.

Confira a entrevista coletiva:


*Com informações do governo de Portugal 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ