Doe Agora!

Presidente do IL é um dos 4 principais economistas do país

Marcio Pochmann foi apontado pelo prestigiado Índice Científico Alper-Doger (AD-2022) como um dos quatro principais economistas do país e o 11º na América Latina


Presidente do IL é um dos 4 principais economistas do país

Márcio Pochmann é economista, professor e presidente do Instituto Lula - (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)

O economista Marcio Pochmann, presidente do Instituto Lula, foi apontado na última segunda-feira (14) pelo prestigiado Índice Científico Alper-Doger (AD-2022) como um dos quatro principais economistas do país e 11º na América Latina.  O índice avaliou quase 820 mil acadêmicos de 15 mil universidades em 216 países nas mais diversas áreas. 

Pochmann, que formou-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e passou a lecionar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1989, recebeu a notícia como o reconhecimento da persistência e de seu trabalho na contramão do dominante pensamento pensamento neoliberal, pelo desenvolvimento do país: "Ao longo das últimas três décadas, a dominância do pensamento neoliberal se constituiu numa das principais barreiras à reação soberana do Brasil e de grande parte do mundo à imposição da desindustrialização, desemprego, desigualdade e fome, enfim, do subdesenvolvimento aprofundado. O Índice Científico AD reconhece o compromisso acadêmico, a persistência profissional e a dedicação com a educação dos que lutam. Esses jamais perdem."

Publicado em inglês, o AD-2022 constitui seus rankings de produtividade e desempenho científico com base numa metodologia que leva em conta o impacto da produção acadêmica. Os índices são calculados a partir da produtividade e das citações aos artigos publicados pelos cientistas. Nesta segunda-feira, Pochmann apareceu figurando entre os top 15 da América Latina tanto no índice de produtividade geral como no de citações.

Marcio Pochmann já publicou mais de 60 livros e ganhou o Prêmio Jabuti três vezes: em 2002, 2007 e 2008. Em agosto de 2020 foi eleito presidente do Instituto Lula para um mandato de três anos. Antes disso foi presidente do Instituto de Pesquisas Eocnômicas Aplicadas (Ipea) entre 2007 e 2012. No mesmo ano assumiu a presidência da Fundação Perseu Abramo, onde permaneceu até abril de 2020. Na política, Pochmann foi secretário de Desenvolvimento, Trabalho e solidariedade durante a prefeitura de Marta Suplicy, em São Paulo. Foi também duas vezes candidato à prefeitura de Campinas e uma vez candidato a deputado federal.

Instituto Lula

Na Presidência do Instituto Lula, Marcio Pochmann imprimiu um intenso trabalho de produção e divulgação do conhecimento. Em menos de dois anos de mandato, o Instituto já ofereceu mais de 30 cursos gratuitos nacionais e internacionais em diferentes áreas. Parcerias foram firmadas com grupos de pesquisadores da América Latina, Europa e também da China. Com ele o Instituto Lula conseguiu apoio para retomar as atividades de pesquisa e formulação de soluções que marcaram a história da instituição. Neste momento, apenas um dos projetos, o "Velhas e Novas Desigualdades da Era Digital˜,  envolve dezenas de pesquisadores em quatro diferentes eixos de trabalho. Clique aqui  para saber mais e fique atento à página institutolula.org  e às redes sociais do Instituto Lula para acompanhar novidades sobre os projetos.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ