Doe Agora!

Reitora da Federal do Sul da Bahia visita Instituto Lula

Joana Angélica apresentou projeto que aproxima saber tradicional da Universidade


Reitora da Federal do Sul da Bahia visita Instituto Lula

Joana Angélica, Tamires Sampaio e Richard Santos

Por Thaynara Floriano

Em visita ao Instituto Lula, a reitora da Universidade do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica, apresentou proposta da universidade de modernizar o ensino superior, incorporando os saberes tradicionais ao currículo da academia. Em reunião com a diretora do Instituto Lula, Tamires Sampaio, na última quinta-feira (18), a reitora expôs o projeto “Mestras e mestres dos saberes tradicionais”.

"A UFSB é uma universidade pública nova, que não está sujeita ao peso da formação  eurocêntrica presente em outras universidades mais antigas. Acredito que aqui podemos realizar projetos que fortaleçam a comunidade negra e que coloquem indígenas e babalorixás para ministrar aulas sobre cultura originária e afro-brasileira", disse a reitora.

Na definição dos editais da UFSB, esses mestras e mestres são pessoas "de notório saber que têm os conhecimentos e técnicas necessárias para a produção e preservação da cultura tradicional popular de determinada comunidade". Por não terem formação acadêmica, esses mestres não poderiam integrar o quadro docente. Essa é uma das barreiras que a universidade está se propondo a quebrar.

A reitora Joana Angélica foi acompanhada por seu chefe de gabinete, o professor, artista e ativista do movimento Hip Hop, Richard Santos. 

A visita recupera uma tradição do Instituto Lula de reunir lideranças, acadêmicos e trabalhadores para pensar soluções para os grandes problemas do Brasil. Foi aqui que nasceram – desde os anos 1990 – as sementes dos projetos que viriam a ser o Bolsa Família, o Luz para Todos e o Minha Casa Minha Vida, por exemplo.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ