Doe Agora!

Relatório de atividades internacionais do Instituto Lula

Aqui você pode baixar em PDF o Relatório de atividades internacionais do Instituto Lula. Ou veja o documento completo no pé deste texto.

Depois de deixar a presidência da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva recebeu milhares de convites para as mais variadas atividades públicas e foi agraciado com centenas de homenagens, distinções, prêmios, títulos de doutor honoris causa e de cidadão honorário.

Em atenção a esses convites, o ex-presidente compareceu a inúmeros debates, congressos, palestras e encontros com autoridades, movimentos sociais, organismos multilaterais, veículos de comunicação, associações de classe de empresários e de trabalhadores, ONGs, entidades assistenciais e partidos políticos. Nas páginas deste relatório você poderá conhecer as atividades públicas realizadas no exterior por Lula desde 2011, a convite de distintas instituições, ou em eventos organizados em parceria com o Instituto Lula.

Toda essa agenda foi cumprida com o suporte da equipe do Instituto Lula, divulgada para a imprensa nacional e internacional, e registrada no site do Instituto (www. institutolula.org) e na página do ex-presidente no Facebook. O Instituto Lula foi criado em 2011 no mesmo local onde, na década de 90, funcionou o Instituto Cidadania, responsável pela formulação de várias políticas públicas implementadas durante seu governo, como o Fome Zero.

No Brasil, como em outros países, é comum que ex-mandatários criem instituições responsáveis por apoiar suas atividades, organizar e preservar seus acervos documentais e históricos, além de promover debates sobre temas relevantes para seus países. É esse o objetivo do Instituto.

Os focos principais da atuação internacional do Instituto Lula são a África e a América Latina.

Nas viagens ao exterior, o ex-presidente Lula defende sempre a paz, o desenvolvimento social e a democracia, divulgando e compartilhando com destaque, as experiências brasileiras de combate à fome e à miséria. As políticas públicas e os programas sociais vitoriosos no Brasil, hoje servem de referência para dezenas de países em desenvolvimento.

Como resultados dos contatos internacionais estabelecidos, o Instituto Lula firmou acordos ou convênios com instituições renomadas de outros países e 9 organismos multilaterais, entre eles a Unicef, a União Africana, a FAO/ONU, o Programa Mundial de Alimentos e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Espero que o relatório a seguir possibilite a todos uma visão mais abrangente de nossas atividades no exterior.

Esse trabalho de mais de 5 anos só foi possível graças a colaboração de diversas pessoas, lideranças e instituições que ajudaram na construção desta agenda. A todas elas, meu muito obrigado.

Maio de 2016
Clara Ant – diretora, responsável pela agenda do Instituto Lula

Veja o relatório abaixo, ou faça o download clicando aqui.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ