Doe Agora!

Olav Tveit: Lula, o nome que nunca podemos esquecer


Olav Tveit: Lula, o nome que nunca podemos esquecer

Olav Fykse Tveit recepciona Lula em Genebra, na Suíça / Foto: Ivars Kupcis/WCC

Nesta sexta-feira (6), o secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), reverendo Olav Fykse Tveit, recebeu Lula no Centro Ecumênico em Genebra, na Suíça, onde debateram, entre outros assuntos, os desafios e possibilidades de construção de justiça e paz globais.

O CMI é uma organização internacional que congrega mais de 340 igrejas em mais de 120 países, representando mais de 500 milhões de fiéis no mundo.

Após o encontro, Olav Fykse Tveit escreveu um breve relato sobre Lula e a reunião que tiveram.

Leia abaixo:

Lula. O nome que nunca podemos esquecer. Depois de hoje, a pessoa que nunca esquecerei. 

Um homem apaixonado pela justiça social, pela igualdade de direitos e de oportunidades de trabalho e por um economia justa. Eu vi o quanto o Brasil mudou sob sua liderança. 

A sua fala no 9ª Fórum Social em Porto Alegre inspirou nosso trabalho, e ele reafirmou a mesma mensagem hoje: as igrejas são necessárias para um mundo mais justo, com justiça econômica.

Tivemos uma conversa muito boa sobre os valores e visões do nosso chamado e da nossa causa. Ele falou sobre os efeitos desumanizadores de acontecimentos recentes na política no Brasil e em muitos outros países. Falei sobre o chamado do Conselho Mundial das Igrejas para promover a visão de uma Igreja que serve a uma humanidade; mostrando que todo ser humano é amado por Deus e criado à sua imagem.

Juntos pela justiça e pela paz. Ele me desafiou a trazer nossas visões e valores compartilhados para a nova tarefa de bispo presidente da Igreja da Noruega. Eu irei. 

Espero que Deus continue a dar-lhe força e coragem para trabalhar pela igualdade para todas as pessoas e todos os tipos de pessoa.

Olav Fykse Tveit

RECOMENDADAS PARA VOCÊ