Doe Agora!

Só no app: IL debate seguridade social

O ciclo de Debates Fora da Caixa dessa semana traz para o centro de palco um estudo sobre o bem estar e a seguridade social


Só no app: IL debate seguridade social

Equipe iLula

O ciclo de Debates Fora da Caixa dessa semana traz para o centro de palco um estudo sobre o bem estar e a seguridade social. O encontro foi ao ar na quinta-feira (16) com exclusividade no aplicativo iLula.

Na apresentação, teremos o curador do grupo de estudos Bem Estar e Seguridade Evilasio da Silva Salvador, que é economista, mestre e doutor em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Fez pós-doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor na UnB do curso de graduação em Serviço Social e no Programa de Pós-graduação em Política Social (Mestrado/Doutorado). Bolsista produtividade do CNPq e Líder do FOHPS (núcleo de estudos e pesquisas sobre Fundo Público, Orçamento, Hegemonia e Política Social); e Nathalie Beghin, economista pela Université Libre de Bruxelles (ULB) com mestrado e doutorado em políticas sociais pela Unb. Foi assessora do presidente do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (Inan), do Ministério da Saúde. Trabalhou como pesquisadora por mais de 15 anos no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com os temas de fome, pobreza, insegurança alimentar e nutricional. Foi assessora do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil. Dirigiu o escritório da Oxfam Internacional no Brasil e desde 2012 é coordenadora da assessoria política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). Também foi conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

De acordo com o curador, o objetivo do grupo é o de apresentar uma análise e propostas preliminares sobre a intervenção do Estado na área social, que possam oferecer elementos para o estudo, o debate e a construção de uma nova agenda para o país, desde um ponto de vista nacional, democrático e popular.

A ideia foi a de alinhavar questões de forma mais estratégica, mirando o futuro e sem levar em conta os obstáculos conjunturais. Com essa perspectiva apresenta-se propostas para adoção de políticas sociais transformadoras no marco de um desenvolvimento capaz de enfrentar as desigualdades sociais.

Assim, um princípio basilar do Estado Social no século 21 deve ser a eliminação das desigualdades de classe, de gênero e de raça/cor e etnia. Dessa forma, enfrenta-se não somente um problema que afeta parte da população nacional, mas de diversas questões que atingem a sociedade brasileira como um todo.

Debates fora da Caixa

O Instituto Lula formou, no final de 2020, 12 grupos de estudos sobre temáticas de fronteira, com abordagem, “fora da caixinha”. A cada um dos curadores de área temática coube formar seus grupos, explicitando o objeto de estudo e focando metodologia de trabalho, considerando gênero, raça, idade e região. O que gerou textos que foram apresentados entre os curadores e grupos de pesquisas, criados por área.

O objetivo agora é lançar o “Ciclo Debates Fora da Caixa”, com 12 encontros, de até duas horas cada, seguindo a estrutura de curadores e temas. Sempre às quintas-feiras, das 16h às 18h. A participação será exclusiva pelo aplicativo ILula. 

Agenda - Toda quinta-feira, das 16h às 18h

2/6 - Educação – Daniel Cara;

9/6 - Segurança e Cidadania – Francisco Teixeira;

16/6 - Bem estar e seguridade – Evilázio Salvador;

23/6 - Economia do Trabalho – José Francisco Siqueira Neto;

30/6 - Transição para Economia Verde – Pedro Paulo Zahluth Bastos;

7/7 - Reposicionamento do Estado – José Celso Cardoso Junior;

14/7 - Cultura – Antônio Albino Canelas Rubim.

Baixe o aplicativo iLula neste link (https://app.institutolula.org/)


RECOMENDADAS PARA VOCÊ