Doe Agora!

Só no app: programa debate economia verde

O ciclo de Debates Fora da Caixa desta quinta-feira, 30 de junho, trará para o centro da discussão a necessidade de transição para um estilo de desenvolvimento capitalista que supere a matriz energética oriunda da Revolução Industrial.


Só no app: programa debate economia verde

Equipe iLula 

O ciclo de Debates Fora da Caixa desta quinta-feira, 30 de junho, trará para o centro da discussão a necessidade de transição para um estilo de desenvolvimento capitalista que supere a matriz energética oriunda da Revolução Industrial.

A apresentação será do curador do tema dentro do Debates Fora da Caixa Pedro Paulo Zahluth Bastos, professor Associado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde leciona desde 2002. Foi professor visitante na Universidade da California, Berkeley (2017-2018), presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE, 2009-2011) e chefe do Departamento de Política e História Econômica na Unicamp (2008-2012). Atualmente coordena livro sobre a história econômica brasileira desde 1822 e escreve outro sobre o governo Jair Bolsonaro.

O curador do tema ressalta que essa transição é frequentemente defendida em termos precaucionais: precisamos preservar florestas e superar a matriz intensiva em combustão de matérias fosseis e, portanto, emissão de Gases do Efeito Estufa por causa dos impactos catastróficos da mudança climática. Tamanha precaução é mais do que justificada, mas pode encobrir a oportunidade representada pela transição para uma economia verde. Os investimentos articulados à transição abrem o horizonte para um longo ciclo de crescimento e de melhoria das condições de vida de parcelas majoritárias da população brasileira. Além de elencar alguns destes investimentos, discutirei também as possíveis formas de financiamento.


Debates Fora da Caixa

 No final de 2020, o Instituto Lula formou12 grupos de estudos sobre temáticas de fronteira, com abordagem, “fora da caixinha”. A cada um dos curadores de área temática coube formar seus grupos, explicitando o objeto de estudo e focando metodologia de trabalho, considerando gênero, raça, idade e região. O que gerou textos que foram apresentados entre os curadores e grupos de pesquisas, criados por área. O objetivo agora é lançar o “Ciclo Debates Fora da Caixa”, com 12 encontros, de até duas horas cada, seguindo a estrutura de curadores e temas. Sempre às quintas-feiras, das 16h às 18h. A participação será exclusiva pelo aplicativo ILula.

Agenda - Toda quinta-feira, das 16h às 18h

2/6 - Educação – Daniel Cara;

9/6 - Segurança e Cidadania – Francisco Teixeira;

16/6 - Bem estar e seguridade – Evilázio Salvador;

23/6 - Economia do Trabalho – José Francisco Siqueira Neto;

30/6 - Transição para Economia Verde – Pedro Paulo Zahluth Bastos;

7/7 - Reposicionamento do Estado – José Celso Cardoso Junior;

14/7 - Cultura – Antônio Albino Canelas Rubim.

Baixe o aplicativo iLula neste link (https://app.institutolula.org/)

RECOMENDADAS PARA VOCÊ